domingo, março 18, 2007

Recessão Econômica: 42.730

"Tecnicamente, para que a economia de um país entre em recessão, são necessários dois trimestres consecutivos de queda no PIB. Se o PIB crescer pouco, pode-se falar até de estagnação econômica, mas não de recessão."

No seu ultimo discurso Greenspan diz que existem 33% de probabilidades dos Estados Unidos entrarem em recessão no final deste ano (2007)... Logicamente, ninguém olhou para os outros 67% de probabilidades de nada disto acontecer. Ou será que alguém olhou?


Quando W. Buffett diz que ele fica mais preocupado quando o FED (Banco Central Americano) tem que baixar a taxa de juros, isto é porque o FED esta tentando re-aquecer a economia incentivando o consumo e, evitando entrar em recessão, ou pior ainda, tentando sair da recessão. O FED (hoje presidido pelo Senhor Bernanke), simplesmente vislumbra e conclui, que a economia esta se desacelerando ou desacelerada e reage.
Nos sabemos quanto vale a sabedoria de Buffett.

Greenspan foi um mestre na administração das expectativas e o controle da maior economia do planeta utilizando a taxa de juros.

O caso contrario, a suba das taxas, se deve a que a economia esta aquecida e crescendo a um ritmo preocupante com conseqüências inflacionarias.


Os juros funcionam, resumidamente, da seguinte forma: Quando os juros sobem, as pessoas como você e eu, tendem a consumir menos e colocar o dinheiro no banco para aproveitar o rendimento pago (através dos juros). Desta forma se desacelera o consumo (os empréstimos ficam mais caros), e em conseqüência o PIB e a Inflação diminuem: O Banco Central tira dinheiro de circulação.


Quando os juros baixam as pessoas tendem a aumentar o consumo, seja utilizando sua renda pessoal, seja adquirindo empréstimos. O Banco Central injeta dinheiro em circulação.


Na atual conjuntura econômica no Brasil e no mundo, o problema se reduz a uma questão de alternativas.

De que forma?


O mundo, os paises, as empresas, continuam produzindo, vendendo, crescendo. Isto gera um grande fluxo de dinheiro. Parte deste dinheiro volta para a cadeia produtiva em forma de investimentos. Quais alternativas os Investidores tem para investir seu dinheiro?:

  • Os Estados Unidos pagam 5,25% ao ano a aqueles investidores que compram títulos do tesouro americano. Remuneração bastante baixa se comparada com 12,75% ao ano que paga o Brasil. (Banco Central do Brasil).
  • Não só os Estados Unidos pagam pouco, a Zona do Euro (BCE: 3,8% ao ano), Japão (0,5% ao ano).
  • Ante uma remuneração baixa, o fluxo de dinheiro internacional procura investimentos com maiores taxas de retorno. Brasil esta nesta lista, seja investindo no mercado de juros ou na Bovespa. Desta forma o fluxo de investimentos estrangeiros para o Brasil é elevado. Os investidores estrangeiros movimentaram em Fevereiro 36,43% do volumem total negociado na Bovespa.
  • A China e outros paises asiáticos crescem a taxas de 9% ao ano. E possuem um excedente em dinheiro, como resultado da exorbitante balança comercial positiva, de vários bilhões de dólares. Os chineses são hoje os principais financiadores do déficit Americano. Desta forma quando eles vendem para os Americanos mercadorias e serviços e recebem o pagamento em dólares, o governo chinês compra títulos do Tesouro Americano. Os Americanos por sua vez, compram mais do que vendem, e para cobrir o buraco precisam de financiamento. Quem financia? Os chineses.
  • Não só os chineses financiam aos Americanos. O Brasil também. Cada vez que o Banco Central do Brasil compra dólares no mercado brasileiro, estes dólares são investidos em títulos do tesouro americano. Na realidade, hoje, todos os paises em desenvolvimento compram títulos do tesouro americano e ajudam a esse país a financiar seu déficit. (Déficit Americano: u$765,3 Bilhões – Fonte: BEA)
  • Como o fluxo de dinheiro para investir é muito elevado, os investidores continuam escolhendo ações e títulos de paises emergentes como o Brasil.
  • Além de ações e títulos, o dinheiro dos investidores pode ir para Commodities. Como Ouro (veja aqui cotação dos últimos 10 anos), contratos soja, algodão, açúcar, contratos de créditos de carbono, café, etc. Mas para isto o investidor no Brasil tem que operar na BMF (Bolsa de Mercadorias e Futuros). E não é todo mundo que esta em condições de operar neste mercado.
  • Onde os investidores Brasileiros iram colocar seu dinheiro na medida que os juros pagos continuem caindo?
  • A ultima recessão econômica nos Estados Unidos aconteceu no ano 2000. Em aquela época os Estados Unidos saíram da recessão graças ao setor da construção, o mesmo que hoje esta contaminando a economia.

O assunto dá para várias outras postagens.
Na verdade, ninguém sabe a ciência certa se no final deste ano os Estados Unidos entraram em recessão ou não. A simples possibilidade tem atormentado aos mercados no mundo nas ultimas dois semanas.

...O tempo dirá quem tinha ou não razão.

(Estude, analise, reflita e só depois, atue).

(fontes: http://www.bea.gov/index.htm; http://www.federalreserve.gov/; http://www.bcb.gov.br/)


5 comentários:

Chr Investor disse...

Storm,

ótimo apanhado de informações sobre o momento atual.
Realmente para qualquer decisão,no mínimo precisamos pelo menos conhecermos os mecanismos da economia mundial.

Abs
CHRistian

Stock Buster disse...

Obrigado Christian!

Concordo com você.

mantemos contato,
S.B.

Anônimo disse...

Fico feliz que blogs que se preocupam com análises mais detalhadas e textos mais elaborados sejam cada vez mais freqüentes nesse universo de endereços. Vou acompanhá-lo de perto. Já assinei o feed.

Abraços,
do Alessandro.

Anônimo disse...

Realmente muito bom!!

...minha visita a esse blog está se tornando cada dia mais constante!
ótimos textos, para compreender melhor do mercado... parabens =)

Anônimo disse...

Texto exurbitante neste espaço, textos assim destacam aos que observar neste blog !!!
Realiza maior quantidade de este blogue, a todos os teus leitores.