quinta-feira, março 01, 2007

Ctrl+Alt+Del

Seguramente você deve conhecer esta estranha, porem efetiva, combinação de teclas do computador. Que pressionadas na seqüência produzem o mágico reinicio ou restauração do sistema operacional Windows (também conhecido como Janelas).
O Ctrl+Alt+Del é utilizado como ultimo recurso para restabelecer a ordem no computador que se nega a obedecer às ordens de seu usuário. Após deste ultimo recurso só resta chutar a cabo de força.

Não sei você, mas eu fiquei com muitas vontades de pressionar esta seqüência de teclas no final da ultima terça-feira 27/2.
Foram tão só 10 minutos, após de abrir o mercado, para que a débâcle estivesse instalada (Bovespa –3%).
Do recorde de 46.207 a Bovespa foi parar para 43.145 em tão só um pregão. (-6,6%)

Lamentavelmente não resolve nada.

Posso ser um dos poucos transtornados que falem para aproveitar esta forte baixa. Mas de fato é o que eu estou fazendo.
Porque?
Das inúmeras justificativas que podem ser encontradas nestes dois dias nos jornais sobre os motivos da baixa mundial nos mercados, gostaria de ressaltar estas que eu acredito sejam as mais acertadas (ver nota de Sonia Racy: Direto da fonte, Jornal Estado de São Paulo 28/2):

  • O governo Chinês soltou versões em Xangai que ira formar um comitê para investigar operações irregulares na bolsa de aquele país. Essa investigação será acompanhada de medidas que possam impedir estas atividades ilegais. Não foram os investidores estrangeiros que fugiram da China. Os estrangeiros estão proibidos de operar no mercado de Xangai, só operam através de sócios locais, e representam uma porcentagem de 0,10% do total do volume negociado. A manada foi formada pelos próprios chineses.
  • Nosso velho e querido amigo Alan Greenspan ex-presidente da FED, na noite do 26/2, fez uma declaração alarmante para o mundo dizendo que no final deste ano de 2007 os Estados Unidos de América poderiam entrar em recessão.
Se o mercado Americano se desacelera, seu principal fornecedor (China) sofrera imediatamente as conseqüências. De aqui que os chineses não gostaram nada das declarações de Greenspan.
Se o mercado Chinês se desacelera seus fornecedores sofreram imediatamente as conseqüências. Por isso o reflexo foi imediato nos paises que fornecem matérias primas (como Soja, Aço, etc) para China, por exemplo, Brasil e Argentina.

Minha humilde sugestão sobre, o que fazer?
Pare, pense, avalie, reflita, aproveite. Não venda porque o resto esta vendendo, pode-se arrepender no próximo mês. Não compre se você não esta convencido que o futuro não será como estão falando nestes dias.
A turbulência vai continuar um tempo...
Lembre qual é a estratégia de seu portfolio e seja fiel a ela.

Obs: Adquiri mais ações da Ideiasnet. Não deu para não aproveitar a baixa exagerada destes dias... Vou atualizar os dados do portfolio em breve.

(...Continua, até lá Ctrl+Alt+Del).

Nenhum comentário: