sábado, março 10, 2007

Obrigado por vender.

Meus caros Stock Buster’s,

A ultima crise na Bolsa de Valores de São Paulo, foi mais uma demonstração de que os resultados das crises são freqüentemente similares: A rápida débâcle. O mercado um dia acorda e observa o índice despencar, despencar e despencar.
É o ultraconhecido efeito manada disparado por algum evento externo ou interno. Tantas vezes abordado neste blog e livros. Explicado no detalhe em forma de advertência e recado para o investidor inteligente.

Crises são assim. Depressões e recessões econômicas, NÃO.

Durante a fase de crise quem fica de olho no mercado leva vantagem na aquisição de ações vendidas a preços atraentes e com margens de desconto interessantes, por aqueles que ficam de olho na fumaça.
Desta forma: Obrigado por vender.

Se esta foi sua primeira crise e não conseguiu tirar muito proveito dela, ou até você participou do grupo dos vendedores (e falou: Obrigado por comprar), não fique desanimado. Teremos outra... E depois outra. Posso garantir para você da mesma forma que posso garantir que depois do dia vem a noite.

Chegara um dia que uma depressão ou recessão se instalara na nossa economia e na economia mundial. Não tenho duvida disto. Nesse dia deveremos sair do mercado para reavaliar nossa posição... Até lá: enjoy.

Lembra da ultima crise? Esse é um problema. Como investidores não podemos nos dar o luxo de esquecer as crises passadas.



Ainda a volatilidade continuara por algum tempo. Nesta semana teremos a divulgação das vendas no varejo americano, se o numero não acertar “na mosca” a expectativa do mercado, então teremos mais ondas de vendas.

Nesta época de volatilidade a estratégia que aplico é a de aumentar o posicionamento nas ações do portfolio. Porque? Porque acredito que esta é mais uma crise passageira. Desta forma, os descontos oferecidos nas ações das empresas são muito atraentes.

Quando as ações recuperem seu valor pré-crise as compras efetuadas vão alavancar o portfolio; Possibilitando obter um rendimento maior ao do Índice Bovespa.


Nesta semana comprei mais ações (como sinalizei no post anterior) de ALL (ALLL11: r$24,33 – 8/3) e de Ideiasnet (IDNT3: r$2,67 – 6/3).


Se você ainda não leu, recomendo a leitura do livro “As Profecias do Pai Rico”.


Mais uma vez reitero: O mercado esta formado por seres humanos. Os seres humanos som movidos a emoções e reações. Para que um negocio aconteça no pregão tem que dar-se o encontro de dois atores. O Comprador e o Vendedor. Os motivos que levam a cada um deles a efetuar a operação são, na maioria das vezes, diametralmente opostos.


Bons negócios!

5 comentários:

Danilo da Silva disse...

Excelente artigo! Parabéns!!

Stock Buster disse...

Obrigado Danilo!
mantemos contato...

abs,
S. Buster

Anônimo disse...

Caro Stock!

Muito bom este post!! Ainda bem que comportei-me igual a vc! Adquiri ALL...
Pegando carona no post tenho uma pergunta... Quando chegar a recessão, depressão da economia mundial(ou apenas da brasileira), será algo fácil de perceber, e teremos tempo para sair do mercado?? O que quero dizer é, preciso ser um expert para perceber que a recessão está chegando?

Abracos

Big Brother

Stock Buster disse...

Caro Big Brother,
Em primeiro lugar espero que você fique longe do paredão.

Existem alguns sintomas que antecedem uma recessão:
1. Tecnicamente um pais esta em recessão depois de 6 meses consecutivos de baixa do PIB.
2. Cuando o BC de um pais abaixa a taxa de juros, esta tentando evitar uma recessão. A baixa de juros estimula a economia de um pais. Já a alta de juros tem efeito contrario. Quando a economia esta muito aquecida o BC tenta esfriar o consumo atraves da alta sucessiva de juros. No nosso caso (Brasil) o BC tenta estimular a economia atraves da alta dos juros.

Vou escrever sobre este assunto Big Brother... aguarda meu post em breve.
abs
Stock Buster.

Ramon disse...

Stock,

Parabéns pelo artigo (e pelo blog todo também). Em períodos de fortes oscilações da bolsa, o que mais vemos são os profetas do apocalipse alardeando catástrofes.

E para os que estão entrando na bolsa agora e ainda não haviam passado por outras crises, posições centradas como a sua ajudam a tomar decisões baseadas em fundamentos, ao invés da emoção.

Abraços,

Ramon
http://mercadoemacao.blogspot.com