sábado, janeiro 06, 2007

Stop Loss...?

Vamos esclarecer...
Entre as causas da derrapada da Bovespa (-4,03%) na ultima sexta-feira os jornais citam:

  1. A divulgação da ata da FED, especificamente do Mr. Bernanke (presidente do Banco Central Americano): Que continua alertando sobre a inflação em aquele país. Tudo mundo sabe que isso significa que os juros americanos iram-se manter no mesmo patamar por mais tempo. E em decorrência disto, agiram vendendo...
  2. Stop Loss: Neste ponto eu diria que seria melhor falar em stop WIN. Como a semana acumulou 4 pregoes negativos sucessivos e os meses de novembro e dezembro foram extremamente positivos, muitos investidores (melhor chamados de especuladores) aproveitaram para zerar posições e realizar lucros. Desta forma alavancaram a baixa do mercado. Eu acredito que esta seja a principal causa.
  3. As commodities: Queda nas cotações dos metais (ouro, prata, aço, etc) e queda no preço do petróleo, este ultimo derrubado porque o inverno no hemisfério norte esta mais quente do normal. A queda no preço dos commodities afetaram empresas como Vale do Rio Doce e Petrobrás. Ambas possuem um peso bastante forte no índice Bovespa (especificamente ambas dominam 23,754% do índice. (Ver composição Índice Bovespa).
  4. No fundo, como derivação do ponto (2) esta o famoso efeito manada. Causado pelo MEDO. (Em clara comprovação do post anterior).

Para colocar as coisas ainda mais: Preto no Branco. É preciso lembrar que, para que o preço de uma ação flutue é necessário o encontro de dois atores. Um Comprador e um Vendedor.

A pergunta em questão seria: Qual o motivo pelo qual o Comprador compra? Qual o motivo pelo qual o Vendedor vende?
Vende por boatos? Vende porque esta realizando lucros? Compra porque acredita que o preço esta novamente atrativo? Compra porque a empresa em questão ira continuar sua trilha de crescimento?
Vende porque todos vendem? Compra porque não tem idéia do que esta fazendo?

Acredito que seria suficiente ter uma entrevista com um grupo de compradores e de vendedores para entender os motivos da queda e até sentir para onde o mercado esta indo...

Os atores na Bolsa de São Paulo estão conformados da seguinte forma:
35,5% são Investidores Estrangeiros (Follow the foreign Neo).
27,2% são Investidores Institucionais.
24,6% são Pessoas Físicas. (como você e como eu).
10,4% são Instituições Financeiras.
2,2% são Empresas.
0,1% são Outros (não sei que outros?).
(Fonte: Artigo site da Bovespa. Veja artigo completo aqui).

A ação (do Índice Bovespa) que atingiu a maior alta durante 2006 foi América Latina Logística (Bovespa:ALLL11) com uma alta de +123,9%. Uma empresa que tem orgulho de formar parte deste Portfolio...

O resumo do ano 2006 em termos de retorno das empresas do portfolio:
(1) Ingressou no portfolio no dia 20/2/06. O valor foi calculado desde esse dia. (2) Ingressou no portfolio no dia 20/9/06. O valor foi calculado desde esse dia.

Nota: O quadro apresenta a perfomance das ações de cada empresa exclusivamente. Isto não leva em consideração o peso que cada empresa tem no portfolio nem as aquisições efetuadas durante o ano de 2006 que modificaram o peso relativo de cada empresa. Em resumo, foi o rendimento da ação no mercado no período calendário.

Nenhum comentário: