domingo, janeiro 14, 2007

A fronteira final ainda esta longe...

(Fatos importantes extraídos do Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias, que ainda não foi publicado, mas que viajantes do futuro já leram e aprovaram).

Desde que foi criada a primeira bolsa de valores no planeta Terra, um vasto numero de investidores cresceram e sucumbiram, cresceram e sucumbiram, tantas vezes que é muito tentador pensar que a vida no planeta Terra deve ser (a) muito similar ao enjôo marítimo, ou de avião, ou de ônibus descendo a serra, ou de excesso de bebida alcoólica; Ou (b) angustiante e repetitiva.

Também é tentador admitir que embora existam centos de milhares de investidores, só alguns poucos conseguem chegar as capas do jornais e das revistas de braços cruzados e falando quantos zeros tem sua conta bancaria.
O resto percebera na tentativa escrevendo seu próprio e insignificante blog.

O que vamos fazer? Hoje compramos amanha vendemos... Ou como diz Buffett: Hoje compramos e, se nunca mais vendemos, ótimo.

As duas primeiras semanas do ano apresentaram uma clara ressaca como conseqüência das altas indiscriminadas acontecidas no Rally de final de ano.
E como todo Rally, sempre termina em derrapada...
Pois desta vez não foi à exceção.

O importante é que o investidor persistente não perca o foco e olhe sempre para seus objetivos, seja lá onde eles estejam registrados. (caso ainda você não tenha registrado os objetivos de seu portfolio esta é uma boa oportunidade).

Também é de extraordinária importância rever sua estratégia. Para saber se continua da mesma forma, para saber se tem alguma coisa que possa ser feita, mas ainda não foi por causa da ressaca, e para saber se você ainda lembra dela.

2007 parace ser um ano de aqueles no qual o Dalai Lama não gostaria de perder tempo meditando. (com todo respeito).

Não teve artigo em revista, jornal e até blog que não falasse do desbordante otimismo relacionado com as incomensuráveis possibilidades que a Bolsa de Valores de São Paulo promete para este ano.

Graças a SELIC que esta nos patamares mais baixos da historia da humanidade e, de um apetite global por rendimentos maiores por parte dos investidores dos paises do primeiro mundo, que alocam seus recursos nos paises do mundo logo após do primeiro. (chamados carinhosamente de emergentes, e, entre os quais o Brasil se localiza).

Com a SELIC em queda (tem previsões de que pode terminar o ano na faixa dos 11%), o Dólar barato (ninguém vai espirrar se alguma valorização acontecer), as exportações fortes, as contas fiscais em ordem, a fuga em massa dos fundos DI e de Renda Fixa, a economia americana já quase pousando sem problemas (embora ainda existam possibilidades de turbulências no pouso mais longo da historia da aviação), sem CPI’s da vida, com a certeza de que os embargos à carne brasileira iram caindo aos poucos neste ano, o preço do petróleo caindo e ajudando para baixar a inflação no mundo, o commodities caindo (isto é paradoxal)...

Enfim... Como estava dizendo. Na historia muitos investidores cresceram e sucumbiram. Estamos numa clara época de crescimento... Meu sentimento é que a fronteira final ainda esta longe... Mas, como sempre, ficar alerta e atento nunca esta de mais.

Aproveite as ofertas da semana: GOL, ALL, IdeaisNet, Porto Seguro e Perdigão. (nesta ordem).
Agora, aqui entre nos, muito otimismo é suspeito. Não é?


Nenhum comentário: