sexta-feira, maio 12, 2006

Tu S/A, as 300 melhores empresas para investir

Lista das 9 razões para investir na bolsa segundo a revista Você S/A (maio/06):
  1. A Bovespa quer ser popular: Excelente! Lembre-se que a poupança é muito mais popular que a bolsa, porem popularidade não é sinônimo de rentabilidade (razão pobre);
  2. Gente como você já esta lá: Onde? Na bolsa? Certo... você já assistiu aqueles documentarios do Discoverer Channel onde as manadas de gazelas correm todas juntas para o mesmo lugar? (razão pobre);
  3. Arriscar vale a pena: Ótimo, vamos todos no bingo! A relação entre risco e retorno (maior risco maior retorno) não é valida. Partindo do ponto que o risco existem quando você não sabe exatamente o que esta fazendo. Por exemplo: Você atravessaria com seu carro a Avenida Paulista com o farol em vermelho? Acho que esse risco é claro, certo? Dificilmente você faça isso. A mitigação ou anulação do risco requer de conhecimento. Se você não estuda e entende porque que o investimento que você esta fazendo vai dar retorno, então você esta arriscando muito. Se você soubesse que existia alta probabilidade do governo de Collor confiscar os depósitos você tivesse insistido em investir na poupança? Agora, pergunte para qualquer gerente de banco qual o risco de investir na poupança? (razão arriscada);
  4. Você pode ganhar dinheiro construindo casa ou distribuindo energia: Este é a primeira razão que eu acho valida. Sendo sócio de uma empresa, de um negocio que você entende razoavelmente, você vai compartilhar os lucros e desfrutar do crescimento da empresa. (ótima razão);
  5. Você nem precisa sair de casa: Bom, neste ponto, acho que a revista não nos está tratando de tontos mas sim de idiotas. A facilidade de operação é sempre bem-vinda, também é muito simples comprar armas numa loja, mas não por isto você vai adquirir uma Magnun. (razão extremamente imbecil);
  6. As empresas querem mais sócios: Você participaria de um negocio que esta indo para a falência ou seus socios majoritários são péssimos administradores, ou cosa pior? Se as empresas querem mais sócios elas vão ter que converncer você que são dignas de seu dinheiro, não interessa quanto você esteja disponivel a investir nela. Tem muitos clubes de futebol que também querem mais sócios, e de ai? (razão insuficiente)
  7. Até o Lula está ajudando: (desconfiemos). A coisa funciona assim, os Governos criam incentivos fiscais para as empresas e para os investidores. As empresas tem centos de recursos legais para pagar menos impostos, os investidores tem decenas de incentivos fiscais e pagar menos impostos. Porque? Porque os governos querem que as empresas e os investidores gerem fontes de trabalho! Desta forma, quem paga impostos e impostos e impostos são os trabalhadores. Esta claro? Não!? Veja quanto é retido na fonte de I.R. por num investimento, e quanto é retido na fonte de um trabalhador. Se o trabalhador fica 6 meses ou mais trabalhando, ele vai ter o I.R. decrescente como tem o investidor? (razão sem comentários)
  8. Tem gringo ganhando dinheiro aqui: Este é um clássico golpe baixo com apelo nacionalista. Esta chamando aos brasileiros de "dormidos". (razão lamentável)
  9. Ninguém está nem ai para as eleições: Cuidado. Esta alegação parece mais de um profeta ou vidente, que de alguém que esteja procurando justificativas para convencer você de botar seu dinheiro na bolsa. (razão votem em mim! ridícula)

O artigo continua explicando os critérios utilizados para estabelecer um ranking das 100 melhores empresas para você investir. Os critérios vão desde a qualidade do papel, liquides, lucros a empresa, até a preocupação com a saúde do investidor (em artigo relacionado com a volatilidade: Cuide do seu coração.)

Finalmente (As estrelas do Pregão) apresenta uma lista com as 100 melhores empresas para você investir seu dinheiro.
Você sabia que na Bolsa cotizam 300 empresas. Isto significa que a lista abrange o 33% . Para mim, é como dizer quais são os melhores 12 números para voce apostar numa mesa de róleta em algum casino (utilizando critérios de: quantas vezes o número saiu, se o número e muito apostado, etc)... absurdo.

O que acho errado na abordagem deste artigo é que utiliza os mesmos criterios marketineiros para convecer você que a bolsa é um bom investimento. Classificando as ações por critérios que agregam... mas não o suficiente, todo esse espaço da revista poderia ser utilizado para explicar as pessoas como escolher uma empresa para investir.

Faz muito foco na ação e na Bolsa, quando na realidade você vai investir em uma empresa, comprando ações através da bolsa.


4 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Buster,
Gostei das críticas. Assim com os cursos de streap tease para loiras, também existem as revistas.

A verdade é que nós pequenos investidores teremos alguma chance pesquisando, investigando e estando atento às oportunidades e é claro, sempre utilizando o "blink". Existe também a modalide "sorte". Eu particularmente tenho procurado por ela por toda a minha vida.

Mas enfim, seus comentários são dignos de serem publicados na revista Você S.A. Pense nisso, acho que mais pessoas deveriam conhecer o lado oculto das reportagens.

Até mais Sr. Buster e obrigada.

Anônimo disse...

Sr. Buster,
as críticas estão fascinantes. Mesmo não sendo ainda um investidor, percebi a coerência dos argumentos e um pouco de apelo por parte da revista.

Grande Abraço!
Ed

Anônimo disse...

Buster,
O que tenho percebido ao decorrer do meu crescimento no mercado financeiro é que se ganha quando se vai contra a corrente, ou então independente dela. O mercado é como um bando de caranguejos correndo das ondas, para depois voltar para margem novamente sempre completando um ciclo de vai e vem, sem mostrar ganho ou evolução. Pêndulo, maré, gado, manada. Quem ganha realmente é aquele sai fora deste movimento cíclico. O Próprio Mr. Lynch fala que ganhar com movimento cíclico (empresas cíclicas) está cada dia mais difícil, pois cada dia o investidor se antecipa mais, antevendo o ciclo. Gostei dos seu pontos de vista sobre o artigo. Abaixo as manadas. Agir com conciência e não por boatos.
Keep Mining!
Stock Miner

Julio disse...

Buster
Acabo de enviar a documentação para a corretora que escolhi para intermediar minhas operações. Joguei 10.000 reais, e ja tenho acesso ao home broker. Entretanto, diante tantos papeis, fico em dúvida sobre qual deve ser "a bola da vez". Gostaria de saber do senhor, onde se verifica a saúde da empresa detalhando balanço patrimonial, e numeros que me ajude nessa tomada de decisão.
Muito Obrigado.

obs: fugir do fluxo normal, ou da manada, seria não comprar petr4 e vale5 ? Comprar papeis que hoje custam centavos para vender em uma semana, cuja variação foi positiva, em torno de 3%, com poder de fogo de 10.000, descontando-se taxas de corretagem e emolumentos e re-investindo o montatente capturado nessa mesma manobra em outro papel é ilusão ?