domingo, novembro 29, 2009

Who Let The Dogs Out?

Quem não fica empolgado quando vê como uma boa empresa se prepara para um longo e prospero período de crescimento, contemplando um aumento progressivo das vendas, da margem... e conseqüentemente dos lucros!

Se você pensa que o Boom Imobiliário no Brasil já aconteceu, na visão da Tenda (visão que compartilho) o que vivemos até hoje foi uma mera faísca.

Tenda não é uma empresa que vende sonhos, ela os constrói.
Peça a qualquer pessoa que tenha no mínimo 18 anos de idade, para pedir 3 desejos. Pode ter certeza que uma abrumadora maioria escolhera “ter uma casa” entre eles.

Em Outubro de 2008 a Gafisa se tornou controladora da Tenda comprando 60% das ações (pagando aproximadamente R$1,3 por ação).
A partir de aí um novo horizonte se abriu para Tenda, que aumentou seu alcance geográfico e estendeu a abrangência da renda de seus clientes potencias que passou a ser entre 4 e 20 salários mínimos.
Tenda é uma empresa com forte foco no segmento popular, parcela do Brasil onde existe o maior déficit habitacional, segundo o IBGE, aproximadamente 8 milhões de famílias conformam este número.

O negocio de Tenda se assemelha a uma linha de produção de casas, com foco na geração de escala e nas etapas que mais agregam valor ao negócio, principalmente na venda e na gestão dos clientes.
A empresa foi fundada em 1969 em Belo Horizonte, hoje tem atuação nas 13 maiores áreas metropolitanas do Brasil em um total de 64 cidades.

Em Maio de 2009, concluiu uma operação de Debêntures simples não conversíveis em ações (os de ALL são conversíveis), por um valor total de R$600 milhões.
A operação foi bem sucedida, assim que estão com dinheiro fresco em caixa (pagando uma taxa nominal de TR+8%, podendo ser ajustada para TR+10%).
Parte deste dinheiro atenderá o financiamento dos custos de 81 projetos já existentes resultando na aceleração do ciclo operacional e na liberação de capital de giro. Ponto importantíssimo nas empresas de construção civil.

Tem dois pontos em destaques (entre seis) do modelo de negócios da Tenda:
O primeiro é a elevada capacidade de construção por meio do modelo de operação com construtoras franqueadas (isto maximiza produção em escala);

O segundo é a estrutura de vendas com equipe e lojas próprias garantindo a elevada eficiência operacional.


O motor de combustão da Tenda tem três pistões fundamentais:

Um é a taxa de juros, que na medida que continue descendente dará impulso ao segundo pistão;

O segundo é o acesso ao crédito, que ainda permanece muito, mas muito baixo no Brasil se comparado em relação ao PIB. Porem o numero vem avançando. Em 2005 no Brasil era de 34%, enquanto nos Estados Unidos era de 194%, e no Chile de 82%...

O primeiro e segundo pistão, acionam o terceiro, a Inflação. Enquanto continue controlada no Brasil, o motor trabalhara cada vez melhor.


A Demanda por habitações vai continuar alta, na medida que as famílias que
conformam o déficit tenham acesso ao credito; e na medida que população continue crescendo.
Em 2007 a população Brasileira era de 189,1 milhões, cerca de 60% possuem residem em domicílios particulares.
Para 2050, o IBGE, estima que a população chegue a 260 milhões.

(continua...)


Boa Semana, Bons Negócios,

2 comentários:

Mr.Garone disse...

Gostei, porque e uma empresa voltada para a massa, e o puro capitalismo.

De tanto estudar economia de mercado, vejo que as empresas de massas no Brasil tem futuro, porém se não fosse a burocracia tanto das pessoas físicas como pessoas jurídicas.

Mas empresas de massa são boas para investir.

Mr.Garone disse...

Esqueci de avisar, tive que tirar o outro site do ar ou melhor blog, porque eu tive problemas com spammers.

O novo e esse e na barra lateral direita, está a biblioteca:http://azulsp.vox.com