sábado, dezembro 19, 2009

Bendita Hora.

A primeira coisa que tenho hoje para dizer é que a paciência paga bons dividendos.
A Plantação superou (folgadamente) o valor atingido prévio ao estouro da crise, em parte pela recuperação que o mercado teve neste ano, em parte pelos investimentos realizados durante os piores momentos da crise. (Eis nestes simples fatos os dividendos recebidos!).

A poucos dias do final de 2009 podemos afirmar que este foi um ano anômalo, talvez arriscaria a classificá-lo de colossalmente anômalo.
Um desses que fica na mente dos investidores, seja porque extraordinariamente quase sangraram até morrer, seja porque extraordinariamente fizeram grandes negócios. Anos como estes costumam deixar bons ensinamentos para aqueles que, também, estejam dispostos a aceitar seus erros e acertos.

Mas contabilizar unicamente acertos é como investir olhando unicamente o EBITDA.

Se bem acertei nas compras efetuadas durante a crise, falhei na intensidade. Isto é, utilizei todo o caixa que tinha disponível no momento para incrementar as posições em empresas que já formavam parte da plantação. Mas poderia ter utilizado o investimento em renda fixa que tenho para alavancar ainda mais a Plantação quando a recuperação chega-se... como de fato chegou.

No pior momento da crise, esse investimento em Renda Fixa, representava 39% do valor total da Plantação (devido a desvalorização que a Plantação estava sofrendo). Hoje, esta em 20% do total da Plantação.

Embora avaliei a possibilidade de efetuar o movimento, em aquele momento, a Renda Fixa me permitiu continuar dormindo tranqüilo!

O caixa líquido foi 100% consumido de Nov-08 até Jul-09. E representou 30% de incremento patrimonial na Plantação (sem contar a valorização das empresas nesse mesmo período).

Eis aqui outra boa lição.

Em particular para mim 2009 é um ano inesquecível, por motivos financeiros e motivos particulares (não necessariamente nessa ordem).
Para alguns, Bendita Hora que o ano Terminou (%@#)... Para outros, Bendita Hora que o ano Terminou!!!

De coração desejo para você um (muito mesmo) Feliz Natal, e um (ainda mais) Prospero e Lucrativo 2010.

Invista, mas também realize seus sonhos!

Abraços,
Stock Buster.


3 comentários:

Victinhu disse...

Nada mal o desempenho da sua plantação.

Eu, ao contrátio de você, sem experiência, não consegui um rendimento tão bom, mas estou extremamente satisfeito, tendo em vista que to investindo tem pouco mais de 12 meses. Consegui pouco menos da metade do rendimento do Bovespa no ano, o que não fui ruim, se compararmos com a poupança e a renda fixa.

Quem dera se eu tivesse tido a bendita paciência. Esse negócio de ficar operando que nem um louco não faz sentido pra quem tá começando, muito menos pra quem não opera um volume alto. Fiz a besteira de ter comprado Petrobras a 17, na época do fundo do poço, e vender a 21, achando que era esperto. Ahhh se eu soubesse esperar.

Um abraço.

Bruno disse...

Ola Stock Buster! Parabens pela estrategia adotada. Eu gostaria de saber como voce faz a sua alocacao de patrimonio? Literalmente como no texto ou tambem tem imoveis, fundos imobiliarios, debentures,etc.? Para ter maior mobilidade na renda fixa (como voce mostrou neste texto) sem pagar muitos impostos, voce utiliza poupanca, Tesouro Direto,CDBs ? E, a ultima pergunta, em que voce se baseia para voltar a comprar acoes quando tem caixa disponivel (P/L do mercado, P/L do papel desejado, EV/EBITDA) ?
Desculpe a longa mensagem e o excesso de perguntas. Obrigado por nos brindar com sua experiencia real na Plantacao e bom final de ano com muita prosperidade em 2010!!
Abraco, Bruno.

Luke Alexander disse...

Boa mensagem! Acredito que com a crise que chegou e que a maioria de nós tinha resolvido os problemas, e de tantas maneiras capazes de manter o que temos neste período, mas temos feito isso por meio.

Que sejamos capazes de celebrar um Feliz Natal e um Ano Novo Abençoado!