domingo, outubro 18, 2009

Não Olhe Para Trás.

Após de percorrer o caminho, olhando para trás, ficam evidentes quais seriam as melhores alternativas para superar os obstáculos e inclusive, o percurso mais curto para atingir nossos objetivos.
Ao corroborar o resultado daquelas oportunidades nas quais decidimos não entrar, seja qual for o motivo, nosso cérebro maliciosamente se encarrega de acionar o alarme interno visando aumentar nossa autoconfiança, e de olho na “recompensa” incentiva a euforia.

Se tivéssemos feito isto ou aquilo agora o resultado seria este... na maioria das vezes só reparamos na resposta quando de fato o resultado poderia ter sido bem melhor que o resultado de fato.

Olhar para trás, no que se refere a nossas decisões, sempre é um exercício interessante sobre tudo sim aproveitamos esse tempo para melhorar o processo de tomada de decisão.

O melhor momento para entrar no mercado de ações foi quando a maioria dos investidores, e especuladores, fugiam desesperados. Hoje acredito que exista 100% de consenso nesta afirmação.
Por que você não entrou nesse momento? (É uma pergunta que você pode refletir a vontade e com sinceridade antes de responder para você mesmo).
Se ainda você quer retroceder no tempo, sugiro que leia novamente as postagens de Janeiro de 2009... em diante. (99% de Persistência, foi a primeira).

Olhar para trás, como escrevi no inicio, é muito mais simples que olhar para frente. Isto é porque: O Futuro Sempre é Incerto! Ou: O Futuro Nunca Esta Claro!
Além disto, o passado muitas vezes esta detalhadamente registrado e isto facilita as coisas...

A Plantação esta iniciando um novo ciclo. Nele uma nova empresa entrou no portfólio: Tenda (TEND3). Saiu ComGas: Obrigado ComGas!

Que o segundo ciclo inicia-se com um horizonte de 5 ou 6 nos, não é coincidência. Teremos a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Que tal semear tendo isto em mente?

Neste sentido, a Tenda que é uma empresa do ramo da Construção Civil, ingressa na Plantação após de fazer um valuation positivo dela.

Só lembrando que a Plantação nasceu em 2004 com um horizonte de até 10 anos.
Como todo parece indicar que os objetivos colocados para o portfólio serão alcançados antes de 2014, a remodelação da estratégia visa alcançar a cenoura que agora esta um pouco mais longe.

Se você ingressou no mercado durante o primeiro semestre de 2009, com um mercado sub avaliado por causa dos preços deprimidos, eu acredito que você terá possibilidades de multiplicar seu dinheiro x7 ou x10 até 2016 (mais ou menos); Claro, dependendo de quais empresas você escolha...

Veja bem, possibilidade não significa certeza.
Ainda não terminei de executar as operações para alinhar a nova estratégia. Em breve...

Boa Semana, Bons Negócios!


10 comentários:

Anônimo disse...

SB, você não acha muito arriscado alocar 50% do seu capital em IDNT? Não que não seja uma boa empresa, mas todos estamos sujeitos às variações loucas da bolsa, e colocar metade das fichas numa única empresa, sobretudo small cap, me parece pouco prudente, não?

Um abraço!
Pablo

Stock Buster disse...

Pablo, não acho.
De todas formas estou restruturando o portfolio, como mencionei nas ultimas postagens.

Mesmo assim, IDNT vai continuar tendo um peso importante, ainda mais se continua subindo.

Note que a Plantação possui 5 empresas.

Abraços,
Obrigado pelo comentario.

nota: Vou comentar sobre diversificação em alguma postagem futura para que fique claro meu pensamento e estrategia...

Thiago disse...

SB, eu pensei em comprar Tenda também, porém na época eu achei que já tinha subido muito.
Quando olho novamente hoje em dia, só esse ano já subiu mais de 400%.
Você começou a comprar esse papel em que mês? Será que ainda vale a pena entrar?

Stock Buster disse...

Thiago,
Comprei as ações de Tenda a R$5,37 por ação no dia 13/10.

Se voce tem um horizonte de 5 anos ou mais, acredito que Tenda seja interessante. Isto, se voce avaliou a empresa e gostou e acreditou no negocio deles...

obs: ainda nao terminei de comprar tudo o que coloquei de meta.

Obrigado pelo comentario,
mantemos contato
Stock Buster.

André disse...

Po stockbuster, acho que a opção de comprar um ativo que valorizou 400%, não foi muito acertada.(Tenda). Viu a notícia no portal exame ? na troca por ações da Gafisa, o minoritário vai sair perdendo....

Quanto a Idnt3, tinha algumas, vendi todas. Aquilo é um conjunto de empresas sem a menor sinergia. Uma empresa que cresce através de aquisições, tem aumento de receita de mais de 400% e obtém lucros inexpreesivos ou prejuízo, não é boa coisa. A Idnt3 entrega resulta finaceiros fraquíssimos a anos. no que vc se baseia a sua análise ? obrigado pela atenção. A cutucada foi pra acirrar o debate..rs...abraços.

Anônimo disse...

Oi SB,
O que vc avalia desta noticia da aquisição a R$5,23 das ações da IDNT3?
Seremos obrigados a vender?

Abraço!

Fábio

Stock Buster disse...

O fato me pegou de surpresa.
Normalmente a intenção de ser comprado é de por sim um fato interessante.
Significa que alguem avaliou o negocio e chegou a conclusão que vale a pena comprar tudo...

A oferta "HOSTIL" a 5,23 é muito ruim... Eu nao venderia nesse preço.

Lembrando que a IDNT tem um free float de 63%, isto é que o interessado deve convencer um grande grupo de pequenos investidores.

Nao estou convecido.
Voce esta?

Stock Buster.

eduardo mineiro disse...

SB,

Como você calcula o desempenho da `plantação` e o mesmo frente ao IBOV?

Você contempla os dividendos recebidos? Você tira o $ disponível e faz uma média ponderada dos seus ativos ($ Medio x QT)? Ou é simplesmente a soma do preço de cada ação no tempo?

ps.: tb não venderei as minhas idnt3, vendê-las seria assumir com 100% de certeza que alguém vai ganhar em cima de mim!!!

grande abraço,
Eduardo

Stock Buster disse...

Eduardo Mineiro,
me passa um endereço de email que encaminho algum exemplo para voce...

S.B.

Stock Buster disse...

Eduardo Mineiro,
me passa um endereço de email que encaminho algum exemplo para voce...

S.B.