domingo, agosto 02, 2009

Palpite de Tipo Pitaco.

Palpite: Fig. Pressentimento, intuição, suposição.
Pressentimento: Sentimento vago ou instintivo do que há de suceder.

Pitaco: Palpite nem sempre fidedigno.


Eu acho, há algum tempo, que o pior ainda esta por vir lá pelo 2016. Esse é meu pitaco. Virei fervente seguidor desta teoria, diria quase um catequizador, após de ler “Profecias do Pai Rico” alguns anos atrás. Parece pouco serio, certo?

Quem já leu este livro, deve entender e concordar com “o porque desta data”.
Para quem não leu, segue uma pequena e fugaz explicação:

Segundo Robert Kiyosaki a próxima Grande Depressão irá ocorrer a partir do ano 2016 quando a geração dos Baby Boomers comece se aposentar. Isto vai gerar um gigantesco fluxo de retiradas massivas das aplicações destinadas para suas aposentadorias.

Imagine o seguinte:
Hoje existe um delicado balanço entre compradores e vendedores no mercado de ações. Seja o Americano, Brasileiro, ou o de qualquer pais do mundo.
Na medida que o pendulo se inclina para um ou outro lado, o mercado sobe ou cai. Se um número maciço de investidores (o suficientemente grande como os Baby Boomers) decide, por necessidade, começar a resgatar suas aplicações (simplesmente para viver e desfrutar da velhice).
Teoricamente não existira um número de compradores o suficientemente grande ou com a suficiente quantidade de dinheiro que permita equilibrar este pendulo.

Como resultado, o crash do mercado parece inevitável.
Claro, bem como colocou Robert em seu livro, o Governo Americano ainda pode tomar alguma medida ou promulgar alguma lei que evite ou dilua este futuro crash.
O próprio Alan Greenspan já mencionou este problema quando era presidente da FED, e no seu livro "A era da turbulencia".

Se você quer saber mais sobre este assunto, recomendo que leia o livro. Você não vai perder absolutamente nada, muito pelo contrario, vai-se surpreender.

Tendo isto em mente, e acreditando no pitaco do Robert investir hoje no longo prazo implica saber que no futuro vai chover com força. É a melhor estratégia para ser aplicada nesse caso não será comprar uma capa e um guarda-chuva, será estar longe, bem longe mesmo do mercado nesse momento.


(R$1.000 investidos na Plantação. De Jun-04 até Jul-09)

O sétimo mês do ano fechou positivo na Plantação (+4,81%).
Embora ainda não recuperou os valores de Setembro de 2007, prévio estouro da crise, fica evidente que comprar durante épocas de pânico é muito lucrativo e permite alavancar o portfólio quando o vento volta soprar de popa.

Num universo repleto de palpites e pitacos, evidentemente este é mais um, é claro que gostaria de provocar sua reflexão. Pense, e avalie, o melhor momento para entrar no mercado é realmente quando os jornais, analistas e bancos dizem? Ou é bem antes do que isto?

Boa Semana, Bons Negócios.

4 comentários:

André disse...

Se vai ser por causa desses Babies eu não sei. Porém pelas ondas de elliot seria por aí o final da onda 5 de longuíssimo prazo. Onda essa, que segundo o professor Jayme já pode ter começado e levaria de cinco a seis anos para terminar.
Depois realmente viria um ABC que deixaria os Buy and Hold na mike...

Mr.Garone disse...

Nada muito técnico, pois duvido que haja uma depressão do porte que o Robert diz, pois os Bebys não aguentam ficar muito tempo sem dinheiro, pois já observei esse povo muitas vezes por conta de pesquisas de marketing, pois não conseguem viver só de aposentadoria, pois são grandes consumidores, mas pode acontecer de no ano de 2016 ter uma depressão? sim, porém até lá o consumo vai continuar a crescer com Babys Boomers ou sem eles.

Muitos dos Baby Boomers hje seguem o Warren Buffett.

Por isso que o negócio e influenciar ao máximo para a geração Y vá investir em bolsas de valores. Se não como o mundo irá ficar!

Voltar a ser pobre em 2016 tudo bem, começo de novo.

GRZ disse...

Os Baby Boomers podem até se aposentarem e desfrutar do dinheiro acumulado mas convenhamos que até lá teremos mais investidores da geração y na bolsa e os baby consumindo estimula as empresas que vendem que por sua vez lucram mais aumentando sua cotação na bolsa.

Zoreninho disse...

Oi Stock, td bem? Quanto tempo!

Gostaria de saber se vc utiliza alguma estratégia de Hedge em sua carteira, por exemplo utilizando mini-indices e titulos como garantia?

Se não ve algum problema nesta operacão, nao levando em conta que temos que ter o timing, controle emocional etc etc...

forte abraco