segunda-feira, setembro 15, 2008

Foi pescar... E os irmãos Lehman decretaram bancarrota.

Esquecida em algum lugar inóspito do Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias acha-se a definição mais elementar, porem certeira, sobre o cérebro humano. Diz assim: Cérebro: Aparato pelo qual nos pensamos que nos pensamos. (Ambrose Bierce).

Dito isto, é importante que pensemos um pouco sobre as coisas que aconteceram e as que possam vir acontecer (ainda)... e não estou falando da seleção Brasileira.

Antes, uma pequena dose de sinceridade:
Na teoria você sabe exatamente quanto risco esta disposto assumir quando decide onde investir seu dinheiro... Na prática, quando o mercado esta subindo você diz que tem alta tolerância ao risco. Mas quando o mercado esta baixando você se torna “rapidamente” intolerante.

Na teoria você tem definido clara e consistentemente suas metas financeiras. Na prática você não tem certeza de quais são estas metas, a ultima vez que você achou que sabia, você decidiu muda-las devido às circunstância.

Na teoria os investidores devem comprar na baixa e vender na alta. Na pratica sabemos que muitos atuam exatamente contrariando esta regra elementar.


Vamos conjeturar um pouco depois de tamanha débâcle:

Tal vez você, como eu, já tenha-se perguntado porque esta crise tão extensa não para de deteriorar os mercados dia trás dias, mês após mês (e esperemos que fique por aí e não falemos de anos).
2008 esta sendo um ano totalmente atípico sem duvidas. Basta olhar o gráfico do índice Bovespa para deduzir que no mesmo ano que a bolsa fez seu máximo histórico de 73.517 pontos, tivemos também uma das quedas mais acentuadas e prolongadas derrubando o mesmo índice para 48.416 pontos. Nada mais e nada menos que –34,14% (durante quase 5 meses consecutivos de queda!).

Em parte, claramente podemos atribuir a crise aos problemas de credito que surgiram nos Estados Unidos, uma outra parte ao forte sobe e baixa dos commodities (especialmente o petróleo) e suas implicações na inflação mundial. Temos também uma certa desaceleração de diversas economias (especialmente na Europa e no Japão). E uma parcela, na minha opinião cada vez maior, de pânico gerado nos investidores que derivou na permanente onda de vendas massivas, com a inevitável conseqüência da derrubada dos preços.

Infelizmente, nada esta fugindo muito do obscuro presságio que os caras de Davos publicaram no seu relatório anual em Janeiro de 2008. (O relatório esta disponível no blog desde o 9/1/08, veja Global Risk 2008).

Não consegui ficar muito tempo sem abrir meu notebook no meio das minhas férias, e agora que as coisas estão terríveis e os preços no chão (e com fogo), não tenho muitas alternativas há não ser sair pescar pela bolsa também.

Nota: Os irmãos Lehman (Lehman Brothers) fundaram seu banco em 1850 nos Estados Unidos. Parece que o FED escolheu este banco para passar o recado ao resto de que não todo mundo será resgatado com o dinheiro dos contribuintes americanos.

Bom, mais uma vez temos pela frente uma excelente oportunidade. Qual sua postura diante esta crise? Depende pura e exclusivamente de você e seu cérebro.

Boa Semana, Bons Negócios.
(não entre em pânico, é prejudicial para seu bolso).

5 comentários:

Anônimo disse...

quando o navio comeca a afundar que primeiro pula sao os ratos, por ultimo o capitao...quem é vc o rato ou o capitao?

snake

Anônimo disse...

O que eu fico mais chateado não é propriamente o fato de estar perdendo dinheiro, mas o fato de estar perdendo esta oportuninade de comprar...

Anônimo disse...

Entendo perfeitamente o que voce diz Guilherme. E concordo plenamente...

Mas, não se desanime, tente montar um caixa... não será imediata a recuperação e a janela de compra com grandes descontos vai continuar por um tempo...

Eu mesmo estou comprando, como publiqueis agora pouco. Comprei IDNT3, mas gostaria de comprar outras açoes mas, como voce, meu caixa é limitado.
Desta forma, vou juntando aos poucos para comprar...

mantemos contato,
olha para frente... não desiste...
e prudência!

Stock Buster.

Anônimo disse...

Carlos,
Ideiasnet está barata!!!
O que acontece!?
hahahaha será q vai voltar aos $2,xx?
abcos

Anônimo disse...

Edu,

Nao aconteceu nada especifico com a empresa. Os fundamentos estao sólidos, só que tem investidor vendendo a qualquer preço... quem sabe não são também os estrangeiros que estão vendendo no Brasil para cobrir o rombo lá fora.

Se voltar a R$2,xx ??!!! Bom, não acredito...

Continuo pensando que tem que aproveitar tamanha debacle... em algum momento as pessoas vao parar para avaliar o nível atual de preços...

Abraço Edu!