domingo, fevereiro 24, 2008

Soprando sonhos...

Soprar sonhos não é o mesmo que soprar bolhas. (Stock Buster, reflexão depois de três Chops)

Acho que estou ficando velho... Hoje acordei com o corpo dolorido.
Foi depois de uma maratonica overdoses de Wii no apartamento de um amigo que comprou recentemente o fabuloso jogo da Nintendo. Foram quatro horas intensas de Tênis, Golfe, Boxe, Beisebol, uma corrida em China Town e um percurso por um movimentado parque de diversões.

Conheço a Nintendo desde que conheço os vídeo jogos, e isto você pode ter certeza que já faz alguns anos. Nem vou comentar qual foi o primeiro vídeo game que joguei, mas posso adiantar que era em branco e preto.

Ficou claro para mim o porque do sucesso de vendas do Wii (3 milhões de consoles vendidos em 2007), que até é difícil de achar nos Estados Unidos. E ficou ainda mais claro o porque da disparada de suas ações (ver gráfico de ações).

Pode parecer coisa de criança, mas sabemos que a indústria do vídeo games é coisa seria e que movimenta bilhões de dólares por ano.

Segundo recentes pesquisas (Forrester.com) o 37% dos consumidores Americanos jogam vídeo games. Dessa porcentagem, 49% é constituída por mulheres, e no resto temos homens de todas as idades. Especificamente, 13% correspondem a homens maiores de 40 anos.
A indústria movimenta u$13 bilhões por ano, só nos Estados Unidos!

Existe a idéia de que Venture Capital é o capital para investimentos radicais. (Stock Buster, reflexão depois de seis Chops).

No Brasil a indústria de vídeo games, "Made In Brasil" ainda é uma criança. No sentido que tem um enorme potencial para ser desenvolvido.

Segundo a Associação de Brasileira de Desenvolvedores de Games, o Brasil é coadjuvante. No relatório publicado por ABRA Games, em Dezembro de 2004, os principais desenvolvedores de games do mundo são Estados Unidos (41%) e Japão (31%). (ver relatório completo aqui).


Os principais impedimentos para o desenvolvimento desta indústria no Brasil estão relacionados com:


  1. A pirataria de vídeo games que atinge cerca de 94% dos jogos vendidos no Brasil;
  2. A falta total de incentivo fiscal, um console vendido no Brasil tributa 114% de impostos;
  3. A falta de capital de risco que invista no desenvolvimento (o famoso Venture Capital);
  4. A fuga de talentos.
Quando se trata de investir em empresas novatas (e pioneiras) neste ou em outros setores, tanto você quanto eu poderíamos fazer muito mais participando como investidores individuais. Mas, esse mercado ainda é muito restrito para pequenos investidores, se comparado com outros países (como Estados Unidos) podemos facilmente conferir que lá fora não é assim.

Por enquanto, Game Over.
Boa Semana, Bons Negócios.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou ansioso pelos números da plantação de Fevereiro!!!

Abs, JG

Stock Buster disse...

JB, No domingo estarei atualizando os numero da plantaçao de Fevereiro...

mantemos contato,
Stock Buster.