domingo, agosto 05, 2007

Bovespa Postnuclear.

"The following takes place between 23/7 and 3/8..."

Desde que comecei escrever este Blog, em Março de 2006, utilizei a palavra “paciência” em varias postagens...
Em circunstancias similares, mas por motivos diferentes, a Bovespa nesse período experimentou quedas como a destas últimas duas semanas. (Ver gráfico com histórico de quedas na Bovespa).

De fato a bolsa experimentou uma forte queda nas ultimas duas semanas. –8,944% (58.037: 23/7; 52.846: 3/8).

Foi o Mensalão, foi a gripe aviar, foi a crise no setor aéreo, foi crise na China, foi crise no setor hipotecário secundário dos Estados Unidos... E assim vamos... Sempre haverá alguma crise.

Definitivamente não gosto de ver como meu portfolio perde valor de um mês para outro. Mas nas reiteradas oportunidades nas quais aconteceram correções similares, a estratégia de sair as compras, nesses momentos, tem sempre demonstrado ser a melhor tática.

Desta vez, não será diferente.
Na mira estão: ALL (ALLL11), Perdigão (PRGA3), Ideiasnet (IDNT3) e Light (LIGT3)

Tem aqui a ultrafamosa regra do 72, utilizada para determinar com que velocidade seu dinheiro esta crescendo. Você deve pegar o retorno anual em porcentagem (de seu portfolio ou de uma empresa determinada) e dividir 72 por este retorno. O resultado será o numero de anos que você vai levar em dobrar seu dinheiro.
Por exemplo: Se você esta obtendo um retorno de 25% ao ano, você vai conseguir dobrar seu dinheiro em menos de 3 anos. (72/25 = 2,88). Se você esta obtendo um retorno de 11% ao ano (talvez uma Renda Fixa), você vai levar 6 anos e médios em dobrar seu dinheiro...

Tenho certeza que você deve ter feito já algumas contas. Não é?
Talvez, neste momento, você esteja com a mente mais bem posicionada. E tenha saído do foco depressivo e pessimista causado pelo acumulo sucessivo de más noticias.

Voltando, ALL, Perdigão e Ideiasnet apresentam descontos significativos. Light apresentou lucro liquido, no 2do trimestre, 682% maior se comparado com o ano passado. Que tal dar uma olhada nos negócios destas empresas?

Será que o desempenho delas será afetado realmente? Vai cair o consumo de frango ou de carne no Brasil ou no mundo? ALL perdeu mercado e transporta menos cargas para os portos? As empresas da holding Ideiasnet vão faturar menos? As pessoas vão deixar de comprar computadores? Os juros no Brasil vão voltar subir ou parar de cair? O país vai crescer menos? A economia esta na beira da recessão?

Porque não ler novamente os relatórios anuais destas empresas e avaliar até que ponto a atual crise pode afetar e mudar as estratégias definidas por estas empresas?

Por último, lembrando que sempre falam de “Comprar na Baixa e Vender na Alta”. Mito que apesar de muitos conhecerem, poucos seguem...
Você. Esta prestes a comprar, ou, a vender?

Boa semana, bons negócios.

(Nota: Regra do 72. Livro de Peter Lynch, Beating the Street, página 108.)

2 comentários:

Anônimo disse...

Honestamente não entendo seu abandono pela Gol.
É disparado a ação mais descontada.
Seguindo os princípios que vc defende, seria coerente estar se entupindo de Gol que está despencando ladeira abaixo e teoricamente estaria ficando barata e náo Ideias Net que não para de subir.

Me parece que vc não está com foco no longo prazo como prega W Buffet.

Stock Buster disse...

Caro Anonimo!
a GOL nao esta abandonada. De fato a empresa continua no portfolio, mesmo após de um ano negativo... e mesmo após de uma queda de 60r$ para 46r$.

Mas, a incertidumbre sobre a "velocidade" com a qual o setor aereo e a GOL vao se recuperar continua uma incognita.

Por isto, decidi manter no portfolio mas nao aumentar "por enquanto" seu peso.

Dependendo do ponto de vista pode parecer que estou com "muita" ou "pouca" pasciencia...