domingo, abril 08, 2007

A Plantação

Pode ter passado desapercebido. Mas alterei o nome do portfolio de Stock Buster publicado neste blog para “A Plantação”.
Caso seja a primeira vez que você visita este blog, é importante você saber que o portfolio publicado é real. Os rendimentos são reais, e as movimentações realizadas nele são tão reais como os movimentos do planeta terra ao redor do sol.
Claro, que todo pode ser uma matriz e nosso próximo passo seja seguir ao coelho e descobrir a Neo... Mas este assunto é motivo para outro post.

Todos os grandes fundos e investidores do mundo (e também os bancos) batizam seus fundos com algum nome.
O ultramega investidor Warren Buffett tem seu fundo chamado Sequóia. O ultramega especulador George Soros tem seu fundo chamado Quantum.

E... O ultrainsignificante investidor conhecido como Stock Buster tem o seu chamado A Plantação.


Chamei o portfolio de “A Plantação” porque desejo transmitir a idéia de longo prazo. De semear, gerenciar e cuidar, para depois colher. Para que se perceba que todo investimento esta sujeito a vicissitudes que podem alterar o rumo do planejado, e que estes acontecimentos não planejados podem acontecer quanto menos se esperam. Da importância de proteger o investimento entendendo a fundo quais são as ameaças que podem atacar a plantação e, conhecer as ferramentas adequadas para defender-se.


Recentemente tivemos uma forte queda na Bovespa. Não foi muito tempo atrás que falei sobre esta correção no Domingo 18 de Março neste mesmo blog. Recessão Econômica: 42.730.


Em aquele momento expliquei que, embora parecia um cataclismo com investidores fugindo de suas posições vendendo suas ações com grandes descontos, ainda não estão dadas às condições para que uma recessão se instale na principal economia do planeta.

Mas, sem duvida foi um excelente (e real) Alerta.


O índice Bovespa fechou na ultima sexta-feira 6 de Abril a 46.646 pontos (+9,16% desde 16/3) e quebrou se próprio recorde... E aquela chuva forte com ventos furacanados ficou no passado.


Foi nesse post do 18/3 que comecei há falar de Crises e Recessão. Não é possível em um único post abordar todos os conceitos e escrever todas as dicas necessárias para que um investidor aprenda a identificar quando estão dadas as condições para que um ciclo recessivo se instale na economia, arrastando os preços das ações, commodities, o valor da moeda local, disparando a inflação e o desemprego (entre outros efeitos nocivos).


O assunto será abordado sucessivamente em vários post (não consecutivos).


As bolhas sempre implodem. Por definição uma bolha envolve um padrão não sustentável de mudança de preços ou fluxo de dinheiro.


Vou tentar munir você do conhecimento necessário para estar mais prevenidos quando este fato futuro, virar presente.


A literatura disponível sobre crises e recessões econômicas não é muito extensa. Existem alguns livros sobre a crise de 1929 (A grande depressão), mas não existe muita coisa sobre o crash do mercado americano em 1987 e em 2001.

Lista das ultimas 10 grandes bolhas:
  1. A bolha da tulipa holandesa – 1636;
  2. A bolha de South Sea – 1720;
  3. A bolha do Mississipi – 1720;
  4. A bolha do mercado americano de ações –1927, 1929;
  5. A onda de empréstimos bancários no México e outros paises em desenvolvimento (Brasil, Argentina, etc)... –1970;
  6. A bolha imobiliária e do mercado de ações no Japão –1985,1989;
  7. A bolha imobiliária e do mercado de ações em Finlândia, Noruega e Suécia –1985,1989;
  8. A bolha imobiliária e do mercado de ações em Tailândia, Indonésia, e vários paises asiáticos –1992,1997;
  9. A onda de investimento estrangeiro no México –1990,1993
  10. A bolha no mercado americano de ações –1995,2000;

O melhor destas crises e que já passaram...
Melhor ainda é que podemos aprender muito sobre elas. (inicialmente você vai achar muita informação no google.com).

As maiorias das informações publicadas neste, e futoros post, serão obtidas do livro “Manias, Panics, and Crashes” de C.P. Kindleberger. (recomendo MUITO sua leitura).

Boa semana: e, não entre em pânico.

(nota: Gostei mais do nome do fundo de Buffett, Sequóia, mas não quis copiar o nome. Veja aqui a floresta de Sequóias americana).



Manias, Panics, and Crashes

Nenhum comentário: