domingo, abril 22, 2007

O incrível livro de investimentos de Warren Buffett.

Warren Buffett escreveu no prefacio do livro “The Intelligent Investor” de Benjamim Graham, que ele nunca iria escrever um livro. Simplesmente, porque o melhor livro de investimentos foi escrito pelo próprio Benjamim e que ele nunca conseguiria escrever algo mais completo. (primeira edição: 1948).
Warren não deixa de ter razão, já que o livro do Graham é extremamente útil, abrangente e instrutivo. Embora às vezes denso dificilmente você encontre algum outro livro de investimentos com uma abordagem como a do Graham. Se alguma vez você junta coragem e lê-lo, irá perceber que muitos livros de investimentos utilizam os ensinamentos colocados por ele nesse livro.

Tem quem diga, também, que Warren possui um caderno secreto de cor azul escrito a lápis. Nele estão registrados os grandes segredos do maior investidor do mundo e, quem conseguir lê-lo (o Warren tem uma letra horrível) se tornara um homem tão ou mais rico que o próprio Buffett... Pode ser lenda, ou não?

Eu nunca tive a oportunidade de conversar com Warren Buffett (por enquanto), mas Peter Lynch teve.

Segundo Peter, ambos coincidem no seguinte ponto:


O exercício constante de procurar empresas para investir é, sem duvidas, a melhor forma de aprimorar nosso conhecimento do mercado e do negócio.

A periodicidade das compras esta relacionada basicamente com dois fatores:


  1. A disponibilidade de dinheiro em caixa;
  2. A atratividade do valor da ação da empresa alvo.

A estratégia de sair as compras no meio de alguma mini crise tem trazido para mim sempre bons retornos. Inicialmente posso até ficar negativo com a compra, mas dificilmente isto perdura no tempo. Ao contrario, as chances de obter uma diferencia considerável em alguns meses são maiores que as da persistência da perda.

O problema de dispor dinheiro em caixa, acredito seja, o problema de todo pequeno investidor. Embora tenhamos quase certeza de que a crise é passageira e que o valor da ação esta com uma margem de desconto significativa: muitas vezes não dispomos de dinheiro para efetuar a compra.

Isto nos leva imediatamente a uma pergunta quase que obvia: Qual o montante ideal para manter em caixa?
Resposta
: Um parâmetro inicial que pode ser interessantemente útil é o de manter um mês do total do montante que conseguimos poupar por mês de nosso salário.
O dinheiro pode ficar em algum tipo de investimento de liquidez quase que imediata (poupança ou fundos DI/RF...).

O quadro abaixo apresenta os preços (fechamento mensal) e a variação percentual das empresas que compõem o portfolio (A Plantação), nos últimos 9 meses:




(para ampliar clicar na imagem)

Claramente se percebe o desempenho acumulado das empresas. A GOL ainda não conseguiu recuperar o valor máximo alcançado em setembro-06, prévio ao acidente do vôo 1907. Seu valor reflete a crise nos aeroportos que atinge o setor. A IdeiasNet, uma empresa que ingressou em setembro no portfolio teve uma forte oscilação, os motivos serão analisados no próximo post deste blog.


Durante as crises que aconteceram neste período: Apagão Aéreo, continuação da crise aviar e aftosa, crise na bolsa da China e, crise no mercado sub-prime de empréstimos hipotecários nos Estados Unidos.
Pode-se observar no quadro abaixo o tracking das compras efetuadas (na Plantação) neste período:




É lógico que não sempre é possível comprar no valor mínimo atingido por um determinado ativo no meio de uma crise.

A estratégia aplicada na gestão da Plantação, são as expostas nos livros de Graham e Lynch. Minha idéia , no post de hoje, foi de apresentar com fatos concretos como efetuo a gestão do portfolio.

Ao incrível livro de Warren Buffett ainda não tive acesso.
Assim que tiver, publicarei meus humildes comentários neste blog!
Boa Semana. Bons Negócios.



Um comentário:

Anônimo disse...

boa noite,
sou estudante de relações públicas e comunicação empresarial, mas a area de investimentos e de gestão de assuntos públicos atrai-me muito.
Actualmente tenho um projecto de empreendorismo em maos, e gostaria (não tendo acesso ao tao desejado livro de buffet) de ter uma visãomais ampla sobre os mercados em expansão e recessão...

aguardo resposta