segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Carnivorous Vulgaris (O Coiote)

Existem 99% de probabilidade de que você certamente, tenha assistido alguma vez na vida o desenho do Coiote e Papa-léguas. (Caso não tenha assistido, por favor, pare aqui e assista). Carnivorous Vulgaris e Accelleratii Incredibus (Coiote e Papa-léguas) foi uma serie criada em 1949 por o animador Chuck Jones. No desenho um coiote faminto tenta incansavelmente caçar um Papa-léguas. Fato quase que improvável (o com probabilidade de 0,00000001%) de acontecer. Mas, a historia demonstra que os Coiotes ainda não são animais extintos, logo se deduze que em algum momento o coiote caça ao Papa-léguas, ou... Ele torna-se vegetariano?

Eu gostaria de falar de Risco nesta noite de carnaval. (Analogias e conclusões ficam por conta do leitor).

Risco é um assunto bastante chato. Geralmente a bibliografia que fala sobre assunto termina arriscadamente esquecida num canto da biblioteca. Embora o risco esteja presente nossas vidas desde o próprio momento de nosso nascimento, ou concepção, a maioria das pessoas tem sua forma particular de lidar com ele, de mitigar-lo, dissolvê-lo ou mesmo até ignora-lo.

Definamos risco: Como a probabilidade de uma situação determinada acontecer. Sendo assim, o risco se traduz em um fato probabilístico digno de ser calculado de forma matemática.

A nossa natureza ocidental associa o risco com eventos negativos que acarreiam impactos também negativos. Em nosso caso isto se reflete, por exemplo, que nosso portfolio possa sofrer perdas ante o acontecimento de um determinado risco.

No seu livro “Calcular o Risco” Gerd Gigerenzer (Psicoanalista Alemão) propõe três formas de classificar o risco, levando desde a incerteza até a probabilidade de um evento acontecer. Isto pode ajudar-nos como investidores a classificar o risco:

  1. Grau de opinião (crença): São probabilidades subjetivas, e conseqüentemente representam a forma mais liberal de transformar a incerteza e probabilidade. Neste ponto os investidores podem traduzir o evento colocando um % de probabilidade dentro das leis da probabilidade. É usual também que o % mude baseado na crença e apresentação de novas informações e resultados disponíveis;
  2. Propensão: Esta tendência reflete a propriedade de um objeto o sistema. Por exemplo, se um dado é simétrico e balançado então existe 1 em 6 probabilidade de que saia um lado particular. Esta método de avaliação de risco tem o problema de não levar em consideração todos os fatores que podem influenciar o resultado... (tais como erros humanos);
  3. Freqüências: A probabilidade é baseada num histórico de observações de uma forma apropriada. Este método desconsidera opinião ou crença. No exemplo do dado, o calculo probabilístico seria feito levando em consideração quantas vezes um determinado lado do dado saiu.

Em nosso mundo, o mundo dos investimentos, nossas previsões geralmente são baseadas em nosso grau de crença/opinião. O grau de opinião possui um forte componente emocional.

Existem também, aqueles que prospectam o mercado utilizando o método de tendência. Nos últimos 10 anos o mercado teve um crescimento de 21% ao ano. Esta tendência leva em consideração que as condições econômicas e crescimento da economia em geral se manterá nos próximos anos.

Podemos também olhar para o mercado desde uma perspectiva de Freqüências. Por exemplo, podemos estudar o retorno anual da Bovespa de 1996 até 2006. E calcular qual foi o retorno aritmético. (pode fazer o calculo você mesmo... foi x%)

Recentemente o site http://www.riscoonline.com.br/ oferece seus serviços gratuitos para qualquer usuário que se cadastre. O principal serviço deste site e calcular o risco de uma determinada ação ou de um determinado portfolio. Lembrando que todo sistema que avalie o risco utiliza modelos matemáticos, sem emoções humanas... Isto é bom e também é ruim. Se investimentos se limita a comprar e vender ações através de um sistema (programa ou modelo matemático) então já existiria muita gente rica...

Mas a avaliação não deixa de ser interessante e de aportar mais um tijolo na formação do investidor...

Por ultimo, o seres humanos temos a facilidade de achar que se eventos passados que produzirão determinados resultados se repetem... Os resultados serão similares aos do passado...

Talvez o Coiote não sabia disto e o Papa-léguas sim

(Nota: IdeiasNet (IDNT3) é minha próxima aquisição. Faixa de compra entre 2,90 e 2,99... claro, se o preço permite... )
Bom Carnaval!

Nenhum comentário: