quarta-feira, outubro 11, 2006

Sempre há um novo arco-irís

O mundo dos negócios não é um mundo aparte, nem um mundo idílico, nem irreal, nem muito menos virtual. É um mundo concreto formado por seres humanos autênticos, que trazem consigo todas suas virtudes e defeitos.

Neste mundo dos negócios, do qual formamos parte, existem especuladores e investidores. Existem também pessoas honestas e desonestas, com escrúpulos ou sem eles. Muitas vezes, em uma linha difusa entre moral ou imoral, entre certo ou errado, todo tipo de pessoas que trafegue por este mundo ira-se confrontar com seus próprios princípios e crenças em algum determinado momento.

A industria cinematográfica tem abordado este assunto em inúmeros filmes, como Wall Street. Embora que muitos excelentes atores tenham-se esforçado, nenhum conseguiu representar tão fantasticamente bem esta dualidade como o próprio Tio Patinhas. É!

Esse pato por vezes avarento por vezes de grande coração luta em inúmeras historias contra seus próprios princípios e ambiciones. Se você não entende muito bem o que estou dizendo então pegue de seu filho uma historia de quadrinhos do Tio Patinho e lia!

Ao final o Tio Patinhas é um autentico homen de negócios.


A linha difusa da que estou falando esta ai, se não consegue enxergar-la vou tentar que fique mais clara.

Por exemplo, temos a Souza Cruz uma excelente empresa com mais de 100 anos no Brasil. Ela gera emprego para mais de 240.000 pessoas durante a cadeia produtiva do Fumo (Cigarros) seu principal produto. Sua ação CRUZ3 apresenta excelentes retornos e, sem duvidas, seria uma opção interessante para ter no portfolio.

Seu negocio e 100% legal no Brasil e no mundo, porem os lugares para desfrutar de seu produto tem diminuído na ultima década com leis que proíbem seu consumo em lugares fechados.

Não é nenhum mistério para ninguém o descalabro que produz na saúde o consumo constate de cigarros. Se você conhecer pessoalmente alguém que sofre ou sofreu graves problemas de saúde por sua causa, talvez você pense melhor se você quer ser sócio desse negocio.
Até que ponto esta certo ganhar dinheiro investindo em este tipo de negócios? Essa é uma resposta que só precisa responder para voce mesmo.

Outro exemplo, e o caso do acidente recente do avião da GOL.
Lamentavelmente o vôo 1907 sofreu um fatal acidente no qual morreram as 154 pessoas que estavam abordo.
Na segunda feira 2/10 as ações da Gol (GOLL4) sofreram de alta volatilidade por causa do acidente. Isto é normal, no Brasil e no mundo. Freqüentemente as ações de companhias aéreas tendem a perder de 6 a 8% depois de um acidente com algum avião da sua frota. Podendo ainda cair mais depois de confirmadas às causas do acidente e questões relacionadas com as indenizações aos familiares das vitimas. Tem alguma coisa de errado em aproveitar essa flutuação? E se você conhece alguma das pessoas que estavam no vôo, qual seria sua reação?

Os mestres Buffett, Lynch e Graham ensinam que não existe nenhuma classe de relacionamento humano entre a empresa, ou a ação e o investidor. Embora qualquer mortal além deles tenha a humana tendência a torcer por uma ou outra empresa. Vai me dizer que voce não se inclinaria por comprar títulos do Brasil no lugar aos títulos da Venezuela... Ou da Argentina?

Acredito que todos temos um Tio Patinhas na nossa mente e na nossa alma brigando para aflorar... A questão será qual Tio Patinhas vai vencer? O de homens de negócios e caçador de tesouros... Ou o bandido.

(Tio Patinhas é um personagem criado por Carl Barks, conhecido também como Tio Rico, Scrooge McDuck entre outros)

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Stock pelo post ! Muito interessante !
Acrescentaria nos exemplos que vc citou a Forja Taurus (FJTA4).
No pleibiscito do ano passado, esse seu ponto de vista, rondou pela minha cabeça antes de tentar uma compra no ativo.
Resolvi não entrar !!! :-)

Abs
Chr

Anônimo disse...

A Souza Cruz está começando a sofrer processos de fumantes/ex-fumantes pedindo indenizações milionárias. Recentemente, ela foi considerada culpado, em um caso no Paraná.
Logo, as perspectivas de pagamento de indenizações podem afetar bastante a empresa. É claro, que tb há a possibilidade de ao final ela se livrar de tdos os processos, mas...

Anônimo disse...

Otimo Post, Stock! Como sempre!
Voce citou o Tio Patinhas, e a muito tempo já tinha visto tambem que ele é o melhor personagem sobre o assunto!

Adorava ler as revistinhas em quadrinhos do Tio Patinhas, Huguinho, Zezinho e Luizinho.. :-)

Grande abraço!
Leitão