domingo, outubro 08, 2006

Que é melhor?

Geralmente uma idéia é mais importante que um calculo. Isto significa que atacar um problema utilizando a “força bruta” nem sempre é o melhor caminho.

Por exemplo, responda a seguinte pergunta: Que numero é maior? O 37% de 78 ou o 78% de 37?
O importante é você responder sem fazer o calculo... Pense antes de continuar lendo... Porque vou explicar a resposta nas próximas linhas.
(...)

O problema reside em perceber que para calcular o 37% de 78, você tem que multiplicar 37 vezes 78 e depois dividir por 100. Nem faz a conta, não é necessário...

Da mesma forma, se você quiser calcular o 78% de 37 você irá multiplicar 78 vezes 37 e depois dividir por 100.
Todo mundo sabe que a multiplicação e comutativa isto significa que a ordem do fator não altera o resultado. Logo se percebe que os dois cálculos têm o mesmo resultado (28,26).

Certo?

Só para dar sentido a constante procura por melhorias que as empresas e a humanidade, perseguem incansavelmente, fiz uma pequena pesquisa na Biblioteca Emilio Rangel Pestana.


Seguinte:

O 2 de Setembro de 1890, o já desaparecido Correio Paulistano, publicava as primeiras cotações da chamada Bolsa Livre, e na sua coluna de economia lia-se:
  • 150 letras hipotecáris do Banco União a 92$000
  • 165 ações do Banco Mercantil de Obras Públicas a 32$000
  • 50 ações da Companhia Economizadora de Gaz a 23$000
  • 50 ações da Companhia de Água e Luz com 25% a 16$000

Nem a moeda ($000: reis) nem as empresas existem mais.
Que aconteceu? Problemas na economia Brasileira? Talvez...

Mas, o Brasil não é o único que teve problemas:
Na primeira lista do Índice Industrial de Charles Dow, de Maio de 1896, lia-se:
American Cotton Oil; American Tobacco; Chicago Gas; Distilling and Cattle Feeding; General Electric; Lacle Gas; North American; Tennessee Coal & Iron; U.S. Leather; U.S. Rubber

De todas a única que sobreviveu dessa lista é a General Electric.

Acreditamos que a inovação é fundamental para a supervivencia de uma empresa através do tempo. E desta forma existe uma tendência natural em investir em empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento.

E mesmo que não acreditemos, não interessa. A evolução e inovação e uma constante universal que afeta tanto empresas como os seres vivos.
Mas também sabemos que a inovação por si só não se traduz automaticamente em lucros. Isto é, muitas vezes são necessárias inúmeras descobertas ou melhorias a processos para que finalmente estes se transformem em lucros.

Charles Fine fez um estúdio da detalhado do ciclo de vida da Drosophila, conhecida pelo nome de mosca das fruta. A mosca das frutas possui um ciclo de vida de 15 dias. Ela nasce se desenvolve, se reproduze e morre em tão só 15 dias! Desta forma é muito utilizada para pesquisas genéticas já que podem se estudiar varias gerações em um curto período de tempo.

Charles relacionou este estúdio com o mundo dos negócios... (Excelente Charles!)

No seu livro, Clockspeed: Winning Industry Control in the age of temporary advantange, Charles Fine defende a idéia de que toda melhoria é sempre temporária. E define uma forma de medir a velocidade do ciclo de vida de um produto segundo a industria:


(fonte quadro: C. Fine, Clockspeed, pag 239)

O objetivo de todo isto é fornecer voce , alem dos números dos balanços, uma perspectiva diferente, porem interessante, de análises de empresas.

Por ultimo, deixo com você o caso da Embraer (EMBR4) uma empresa de alta Tecnologia Brasileira. Em que momento do seu clockspeed você pensa que a Embraer se encontra? E como isto ira afetar seu valor de mercado?...

Nenhum comentário: