domingo, outubro 15, 2006

Re-balanceando seu pensamento de investidor

Boa tarde criterioso investidor! Respire fundo...

Continuando com minha humilde e gratuita odisséia, gostaria hoje trazer até você os conceitos amplamente difundidos pelo Robert S. Kaplan e David P. Norton no seu epopeico livro “The Balanced Scorecard” publicado em 1992. Pois é, foi mais de 10 anos atrás! Esta vendo como o tempo esta passando?

Neste livro os autores divulgam uma poderosa metodologia de administração utilizada até hoje por inúmeras empresas para estabelecer, divulgar e acompanhar os objetivos estratégicos de uma organização através de indicadores que permitam medir seu desempenho (o da empresa) alinhados com seus objetivos estratégicos de longo prazo.

No seu capitulo inicial (o capitulo 1, embora muitos livros fiquem interessantes bem alem deste capitulo), Kaplan e Norton exemplificam a importância de acompanhar o desempenho de uma empresa olhando através de 4 perspectivas ou dimensões. Num clássico exemplo eles demonstram que muitas empresas têm o vicio de acompanhar seu desempenho atraves de um conjunto de indicadores, mas que todos eles pertenecem a uma única perspectiva: a financeira. Este vicio pode ser perigosamente fatal ou, no mínimo, deficiente.

Imagine, então, que você entra na cabine do piloto de um moderno avião e só você vê ai um único instrumento de navegação, ante sua surpresa se desenrola a seguinte conversa com o piloto:

_ Fico surpreso de ver que você esta pilotando este avião com o suporte de um único instrumento de navegação. O que ele informa?

_ A nossa velocidade no ar. –responde o piloto-.

_ A velocidade no ar parece muito importante... Mas o que acontece com a altura? Não seria também importante?

_ Nos vôos anteriores tenho trabalhado com a altura, agora que fiquei experto nesse indicador, quero trabalhar com a velocidade do ar.

_ Acabo de perceber que também não conta com um indicador de combustível, não seria importante também ter um?

_ Com certeza. O combustível também é importante, mas não consigo-me concentrar em fazer varias coisas ao mesmo tempo. Sendo assim, neste vôo vou-me concentrar na velocidade do ar. Após de ser excelente neste quesito, vou-me concentrar no combustível.

(Fonte: resumo capitulo 1 do livro: The Balanced Scorecard; No Brasil: A Estratégia em Ação).


Muito bem, agora você esta onde eu queria...


O seguinte gráfico sugere 4 perspectivas pelas quais um investidor deveria avaliar uma empresa durante o processo decisório que acontece para comprar ou vender suas ações.



Fundamentos da Empresa: Neste ponto o investidor deve avaliar a solidez da empresa desde o ponto de vista financeiro. Estes dados estão publicados no balanço da empresa geralmente disponíveis no próprio site da companhia ou em sites especializados. Análises realizadas por analistas sempre são bem-vidas, porém é importante lembrar que o analista não é um profeta e sua análise pode estar errada. Ler relatórios de uma mesma empresa de mais de um analista pode mitigar este problema.
Mercado e Concorrência:
Qual o mercado da empresa? Como pode continuar crescendo e se expandindo? Quem são seus principais concorrentes? E no caso de monopólio ou duopólio, como o governo interfere no negocio? A empresa esta investindo em novos produtos ou serviços? E a concorrência?
Conhecimento do Negocio da Empresa:
Se você não estuda nenhuma empresa, e não entende seu negocio. Você pode ter o mesmo sucesso comprando ações ou jogando poker. Entender porque a empresa ganha dinheiro ou porque a empresa perde dinheiro, com certeza irá ajudar você, no mínimo a entrar no momento certo no negocio.
Gestão da Empresa:
Para nos, pequenos investidores, este e o ponto mais difícil de pesquisar. Como não somos Buffett ou Lynch, não temos acesso a conversar com a alta direção da empresa e, muito menos, com seu presidente. Embora, exista geralmente um numero interessante de reportagens em jornais, revistas e sites que falem sobre a gestão de uma empresa em particular. A gestão da empresa pode fazer com que seu negocio seja um sucesso, pode estagnar-la, ou pode literalmente levar-la para o buraco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Stock.
Conforme falou o Alberto, também direcionei meus estudos mais para AT, mesmo tendo uma formação administrativa e financeira.
Seu blog, me motiva a aprofundar meu conhecimento na análise fundamentalista.

Abs
CHRistian

Anônimo disse...

Muito bom artigo. É bastante orientador àqueles que pretendem se enveredar pelo mercado de ações.
Parabéns!!