sábado, outubro 21, 2006

Índice Iogurte

Em nosso mundo altamente interconectado e globalizado, existem vários cérebros que ao longo dos séculos tem criado uma quantidade enorme de índices utilizados para acompanhar o desempenho dos mercados financeiros e da economia em geral.
Ano após ano, surgem novos índices junto com novos cérebros. Embora seja mais fácil contabilizar os primeiros que os segundos.

Os índices são indicadores importantes para qualquer investidor. Lembrando que é simplesmente isso, um indicador. E muitas vezes é imperfeito já que dependendo da metodologia utilizada para seu calculo, sempre, a estatística esta envolvida. Logo todos conhecem a estatística.

É sabido que podemos classificar as pessoas em investidores e especuladores. Na definição de Graham: A distinção mais exata entre um investidor e um especulador se dá na atitude que esta pessoa pode ter diante o mercado. Os especuladores têm interesse e foco em antecipar as flutuações do mercado. O investidor tem como foco principal comprar ações a preços razoáveis e manter-las no portfolio enquanto o negocio em questão seja rentável (preferivelmente anos ou décadas).

Ambos, investidores e especuladores, procuram sempre por conselheiros do mercado.

Se o motivo pelo qual a pessoa investe é fazer dinheiro, seguramente ele procurara conselhos de outras pessoas perguntando: como fazer dinheiro?
Se a pessoa que investe pensa como um homem de negócios, ele ira procurar por conselheiros que respondam para ele sobre questões relacionadas ao negocio da empresa, mas ele nunca ira perguntar como ganhar dinheiro.

Os conselhos em investimentos podem se obter de através de uma grande variedade de fontes: Por exemplo: 1) Um amigo ou parente que presumivelmente entende de investimentos em ações; 2) Um banco local; 3) Uma firma de investimentos; 4) Serviços financeiros especializados; 5) Jornais e Revistas; 6) por que não, Blog’s.

O investidor ou especulador deve prestar muita atenção no momento de solicitar conselhos financeiros, talvez a mesma atenção que deve prestar no momento de investir seu dinheiro em uma determinada empresa.
Ambos devem ser criteriosos para saber interpretar os conselhos que possam receber. Quanto mais ele aprender se capacitando, melhor conseguirão interpretar os conselhos e mais exigente será com seus conselheiros.

Índices e conselheiros são coisas ligadas, porque ambas auxiliam ao investidor ou especulador a tomar decisões.

Na internet podemos achar um universo muito rico em Índices. Mas, não é tão simples interpretar e correlacionar estes índices de forma que combinados auxiliem ao investidor ou especulador a tomar uma decisão melhor.

Temos, por exemplo, o ultradifundido IBovespa, o IBRx-50, o IBRx, o ISE, IGC, ITEL, IEE, INDX, IVBX-2 e o ITAG (aqui você pode aprender mais sobre cada um destes índices). Alem dos índices de inflação, desemprego, taxa Selic, Dólar, Euro, Bolsas Latino Americanas, Bolsa Americana: Dow e Nasdaq, Bolsas Europeas, Bolsas Asiáticas, Petróleo, Soja e outras commodities de cerais e Metais.

Considero que Alan Greenspan foi um verdadeiro mestre na arte de interpretar e correlacionar índices. Talvez voce já tenha escutado falar do famoso Índice de Compras dos Gerentes de Chicago (Purchising Manager Index: PMI). Índice que o próprio Greenspan utilizava nas suas analises para prever a inflação futura, tornando o este índice ultradifundido.

Achar e interpretar corretamente a correlação destes índices sem duvida é uma ferramenta valiosa que o investidor deve visar atingir.

Recentemente, em uma conversa com clientes, descobri que o aumento no consumo de Iogurte tem todo a ver com o nível de turistas que irão descer para as praias do litoral Paulista durante os meses de verão. De esta forma combinar este indicador conjuntamente com a previsão do clima, permite prever o fluxo de carros que utilizaram o sistema Anchieta Imigrantes... E finalmente, alem de melhorar o fluxo de carros pela estrada, se pode prever se nesta temporada a empresa EcoVias tera um aumento na receita.
Interpretação: O aumento da venda de Iogurte é um indicador sensível diretamente relacionado com o poder aquisitivo da população. Quanto maior a venda de iogurte, melhor o poder aquisitivo da população no ano.

Aqui você pode ver como o FED (Banco Central Americano) analisa diferentes indicadores relacionados com a economia desse pais. O Banco Central do Brasil também trabalhar com este tipo de análises.

2 comentários:

Anônimo disse...

Indice Iogurte !!! ehehe

É verdade, se pararmos para pensar existem relações entre coisas aparentemente opostas.

Stock, se puder (e quiser), adiciona o link do meu blog.

Abs e paranbéns pelo blog,

CHRistian

Anônimo disse...

Artigo muito bom!!