quarta-feira, junho 14, 2006

Brasil X Brasil

Sofro quando assisto aos jogos da copa do mundo e sofro quando abro o monitor e olho o desempenho da Bovespa. (Até parece um tango... e eu que gosto de samba).

Com o índice Bovespa em magros 33.000 pontos, o que representa uma desvalorização ridícula de –22% se comparado com o fechamento do mês anterior. Todo o que posso dizer é que a janela de compra esta mais do que aberta.

O mundo esta de olho na inflação americana que repetiu o mesmo patamar do mês anterior: 0,3%. Agora a expectativa é de que a FED aumente novamente a taxa básica americana de 5,00% para 5,25%. Neste cenário (com quase 100% de probabilidade de acontecer) é que a Bolsa continua perdendo pontos. Os preços de hoje embutem esse fato.

Ante este cenário com certo gosto de cataclismo, o que fazer? Será que estamos ante um novo ciclo econômico mundial? Será que se temos uma final Brasil X Argentina América Latina será beneficiada?

Foi de grande sabedoria o que escutei recentemente no trabalho: Se o Brasil se mobilizasse com o mesmo empenho que se mobilizou ontem para assistir o jogo de futebol, com certeza viveríamos num país diferente. Isto vale para outros paises da região que tem o mesmo comportamento paixonal para coisas efêmeras e de duração apenas orgasmica.

Minha estratégia continua sendo, na bolsa: Ficar de olho na procura dos grandes descontos oferecidos nestes dias, foco no portfolio e cautela. (Mas que os preços estão tentadores, estão).

Na copa do mundo: Vou beber muito Guaraná Antarctica. Dizem que pode dar pesadelos, mas não interessa.

Nenhum comentário: