quinta-feira, abril 13, 2006

Perdigão no Novo Mercado

A Perdigão formar parte agora do seleto grupo de empresas que compõem o Novo Mercado.

Cabe aclarar que este fato, digno de comemoração, não é garantia de rentabilidade.
Porem, o "facto" de Perdigão estar agora no nível 0 do Novo Mercado traz garantias extras para os investidores que possuam ações desta empresa. Como é meu caso.

Primeiro, o nível de transparência exigido pelo mercado a empresa é maior que o exigido pela legislação brasileira (podemos ter orgulho disto!).
Segundo, mas igualmente importante quanto o primeiro, quando a empresa que encontra-se no nível 0 do novo mercado, garante que em caso de adquisição o preço pago pelas ações será o mesmo para todos seus possuidores. Como? Veja bem... quando uma empresa que não esta no novo mercado é adquirida, os possuidores de ações PN podem não receber o mesmo valor pago pelas ações ON. (literalmente dançam um tango e não um samba).

ALL (Nivel 2)
GOL (Nivel 2)
Light (NM)
Porto Seguro (NM)
Perdigão (NM)
ComGas (esta fora)

Alerta: O preço do petroleo atingiou ontem u$70. Em condições normais a GOL tivesse despencado, mas a crisis da Varig que avança sem tregua e esta levando a companhia para a falencia fez com que, ontem as ações da GOL pulasem 16%.

Um comentário:

Anônimo disse...

Carlos

Apesar de tambem ter acoes da Perdigao e ter certeza que a crise da gripe aviaria vai passar e de ter tambem reforcado minha base de acoes da Perdigao neste momento de queda . Gostaria de falar sobre minha frustacao sobre a GOVERNANCA das empresas neste novo mercado.

Vai la , tenho acoes da GERDAU uma empresa que tem excelente fundamentos contabeis , um historico maravilhoso de proventos e um mercado bastante propero que eh o ACO , gracas ao aquecimento da economia o indice de casas em construcao esta aumentando e a GERDAU vinha despontado com uma estrela no meu portofolio de acoes , cheguei a ter uma rentabilidade de 68% sobre as acoes que comprei .
Bom tudo ia muito bem ate que um dia a diretoria da GERDAU em uma reuniao interna decidiu pagar "600.000"reias em royalties para licenciamento da marca "GERDAU", alem do impacto direto no custo da empresa o fato que mais chamou a atencao no mercado e que a empresa de marketing que recebeu este dinheiro todo , tinha uma composicao societaria de varios familiares da familia GERDAU .
Ou seja a governanca corportiva foi morta e enterrada , obvio o mercado reagiu rapido e em dois dias o valor da empresa foi caiu mais de 2 BILLHOES de reais . Claro que nossos amigos da GERDAU realizaram uma nova reuniao e reverteram a decisao , contudo tarde demais .
Entao eu deixo sempre a pergunta se esta GOVERNANCA e confiavel e se apesar de todo esforco que temos em analisar empresas decisoes irresponsaveis como esta continurao nos afetando

Resumo : Vou recuperar meu investimento e tirar a GERDAU do portifolio

Anderson