domingo, novembro 15, 2009

Lunáticos.

O Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias, previamente auto censurado, esclarece:
Existe um número quantitativamente bilionário de pessoas que desejam ser milionárias, infelizmente o número de vagas é limitado. Enquanto aguardamos nossa oportunidade ocupemos sabiamente nosso tempo trabalhando em alguma que coisa.


De paradoxos em paradoxos estamos a 46 dias de distância do final do ano de 2009 e se alguém tinha algum tipo de dúvida relacionada com o desempenho da economia e do mercado neste ano, definitivamente elas se confirmaram. Não é verdade?


Acredito seja valioso prestar atenção nos seguintes tópicos:

  1. Grandes diferenças podem ser obtidas em períodos de grandes turbulências. Não vou me cansar de escrever isto...
  2. Indubitavelmente, dispor de um bom caixa durante períodos de crise pode ser tão valioso quanto dispor de uma boa plantação em períodos de prosperidade.
  3. Não achei ainda o número ideal no que se refere à percentagem de caixa versus dinheiro aplicado em ações. Embora B. Graham tenha dito que no mínimo 25% deve ser mantido em títulos de renda fixa (plausível de ser rapidamente aplicado em ações)... eu acredito que o numero ideal varia de investidor para investidor.
Estou muito entusiasmado com Tenda. O modelo de negócios é fabuloso. O déficit habitacional no Brasil é um número composto por 8 milhões de famílias. Empresas como Tenda tem um potencial gigantesco neste sentido. Ela tem a capacidade de produzir um grande número de moradias visando atender toda essa demanda reprimida.

A pergunta é: Como estas 8 milhões de famílias terão dinheiro suficiente para adquirir o sonho da casa própria?
A resposta: Tendo acesso ao Crédito. E, neste segmento do negócio bancário (o do crédito) muita coisa está acontecendo de forma positiva. E o percurso (o movimento) ainda está no início...

Se a Nasa encontrou água congelada (95 litros) em uma cratera no pólo sul da Lua no final da missão Lecross que custou US79 bilhões. Só por curiosidade Lunática, você já fez o cálculo de quanto custou o litro?


Um fato é certo: Os Marcianos desapareceram há milhões de anos, e os Lunáticos...? Bom, muitos deles moram aqui na Terra e operam no mercado de ações!


Boa Semana, Bons Negócios.

3 comentários:

lfpires disse...

Novamente faço mais um elogio ao blog. Em relação a questão de quanto devemos ter em caixa, gosto de adotar 25% e é verdade que essa proporção vai muito do perfil do investidor.

Tenho uma grande dúvida em relação a como vc monta as suas posições.

Vc faz pequenas compras todo mês, tenta acertar as quedas, usa análise gráfica pra comprar...? Parece que vc utiliza buy and hold .....estou certo?
Abs

Stock Buster disse...

Ola Luiz Fernando,

Nao faço mais compras mensais, no inicio da Plantação fazia.
Nao sou muito adepto da analise grafica, gosto muito mais da analise fundamentalista.
Voce esta certo, os movimentos de entrada e saida na plantação são poucos. Minha estrategia é de longo prazo.

obrigado pelo comentario,
mantemos contato,
Stock Buster.

Mr.Garone disse...

Serve uns livros de economia de mercado, tenho nove livros em meu blog:

http://boomboxx.vox.com/library/posts/tags/os+liberais+-+biblioteca+-+boomboxx/