domingo, fevereiro 17, 2008

Ideiasnet, um momento interessante.

Continuo acreditando fortemente no negócio de Ideiasnet. Quando falo “acreditar” não me refiro a ter fé, ou crer de uma forma espiritual. Mas sim, acreditar de uma forma racional no modelo de negócios proposto pela Holding e do qual sou acionista (pequeno).

2008 é um ano de enormes desafios para Ideiasnet. Em meio a uma crise financeira global, o negocio de Ideiasnet (hoje 100% focado no mercado interno) esta diante a possibilidade de demonstrar que seu modelo de negocio é factível e lucrativo.
Mas estes desafios embora diferentes, no meu entender, serão superados pela empresa da mesma forma que superou desafios no passado. Lembrando alguns: Estouro da bolha de internet 2001 e reestruturação do portfolio de Ideiasnet.

Caso a empresa viabilize a IPO de Officer (empresa na qual Ideiasnet possui o 100% de participação) ainda neste ano, esta será a primeira vez desde sua fundação em 1999, que um ciclo completo é fechado.


Após a crise das “.com” no 2001, Ideiasnet empreendeu uma importante reestruturação de seu portfolio, talvez sem esta mudança na estratégia não teria sobrevivido. Hoje, 7 anos depois, existem 19 empresas no portfolio gerenciado pelo Holding. A sinergia entra as empresas é evidente (ver sinergia aqui), assim como os diferentes estágios de maturidade no qual cada empresa se encontra.


Podemos fazer uma analogia entre a gestão de um portfolio de investimentos (de um investidor como você) e a gestão do portfolio de empresas nas quais Ideiasnet tem investido.


Acaso não existem momentos no qual o investidor decide vender parte de sua participação em uma empresa para aplicar-lo em outra? Ou momentos no qual o investidor decide concentrar seu capital em um numero menor de empresas, as quais acredita terão um melhor desempenho no futuro?

Eu gostaria muito de poder investir em uma start-up (como faz Ideiasnet), após de avaliar seu plano de negócios, e bem antes que abra seu capital na bolsa: Isso é a essência de Ideiasnet.
Você não acha (e acredita) que esse negocio pode ser muito lucrativo?

Alguns motivos que me levaram adquirir, neste momento, ações de Ideiasnet:

  1. O preço esta com um desconto considerável (lembrando que IDNT3 fez um pico de r$10,40);
  2. Ideiasnet esta focada no mercado interno e por esta razão não deveria ver-se “muito afetada” pela já evidente desaceleração da econômica Americana;
  3. A empresa anunciou que ira iniciar um novo RoadShow com investidores estrangeiros. Atualmente só 6% de estrangeiros possuem participação em Ideiasnet, ante 70% que possuem em Submarino e Bematech;
  4. Diante o constante cenário de valorização do Real ante o Dolar e a acirrada concorrência que as empresas Brasileiras devem enfrentar para exportar seus produtos. Investimentos em TI que visem obter ganhos de produtividade devem incrementar-se neste ano...;
  5. Segundo pesquisa de IDC América Latina será a região que terão o maior crescimento em investimento em TI no mundo.
Segundo pesquisa de IDC o investimento em TI na América Latina crescerá no 2008 numa taxa de 12,8%.
As previsões de IDC para 2008:

  • O mercado de TI da América Latina resistira à desaceleração da economia global;
  • O individuo se transformou em rei: o efeito composto de tecnologias e dispositivos variados colocará ao usuário no centro do cenário.
  • As comunicações de Voz mudarão de estar centradas na tecnologia a centrar-se no usuário final, marcando o principio do final de uma era.
  • O principio de funcionários baseados no escritório começa a transformar-se.
  • 2008, um ano de transição para os grandes fabricantes e oportunidade para os ISV locais marcara o fim da infância do: Software como Serviço (SaaS);
  • Uma nova geração de soluções de código aberto emerge como fonte aberta e já não é só Linux;
  • No mercado de Seguridade: Menos questões técnicas e mais questões de negocio;
  • Software de administração de processos de negócios: pronto para a decolagem;
  • A evolução dinâmica de TI: a virtualização 2.0 transforma hardware como serviço.
  • O efeito dominó da concorrência off-shoring cria uma segunda onda de crescimento de BPO.
Você pode ler a integra do artigo do IDC, Previsões 2008, aqui. (Fonte: idc.com)

Incrementei nesta semana o peso de Ideiasnet no portfolio da Plantação. (agora está em 38%). O valor da compra foi a r$5,95.


Por todo isto, considero que Ideiasnet esta num momento interessante.
Boa Semana, Bons Negócios.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom Artigo Buster.
Essa pode ser uma boa idéia. Afinal de contas já percebi que o jeito de parar de perder dinheiro com a GOL é saindo dela. E talvez o jeito de ganhar dinheiro seja indo para a Ideiasnet.

Abraço do amigo Stock Miner.
Keep mining.

Stock Buster disse...

Olá meu caro amigo Stock Miner!!!!
Como voce esta? Tanto tempo?
Muito grato saber que voce passou pelo blog... e deixou um comentário...

Grande abraço,
S. Buster...

Anônimo disse...

Grande Stock!!

Continuo acompanhando e votando no seu BLOG!!!

Uma pergunta, durante aquela subida foguete em 2007, durante o RoadShow do Spielman, a participacao de estrangeiros na ideasnet subiu??? Se sim, agora os que tinham comprado sairam do papel?? Em outras palavras, a participaçao atual é 6%, mas foi maior num passado proximo?? Quando é o proximo roadshow??

Abracos

Stock-Galli

Stock Buster disse...

Grande Galli!!!!
Como voce esta?
A rodada de roadshow aconteceu na semana passada no Chile e na Argentina, segundo comunicado da empresa...

Manda noticias...
abraços,
Stock Buster

Anônimo disse...

Caro Stock Buster,
Qual a sua opinião sobre a notícia:

http://www.ideiasnet.com.br/noticias.php?id_noticia=559

Aparentemente, o volume de negócios do IDNT3 ficou indiferente a aquisição.

Abraços
Raphael

Stock Buster disse...

Olá Raphael,

Continuo acreditando fortemente em Ideasnet.
A empresa continua firme com sua estrategia, e embora este seja um ano dificil para o mercado, nao tenho duvidas que Ideiasnet irá apresentar bons resultados... e isso irá refletir no preço mais cedo ou mais tarde...

grande abraço,
Stock Buster