terça-feira, fevereiro 05, 2008

Ações realmente Ordinárias?

Esta é uma tradução aproximada de Herbert Richard sobre os acontecimentos (atuais e futuros) no mercado de ações. Qualquer semelhança com a realidade é propositalmente mera coincidência.

Fiz os cálculos relacionados com o rendimento da Plantação no mês de Janeiro, quase que sem vontades, porque sabia que o número final seria obsceno. Equivoquei-me. Foi ainda pior. –21%. Respirei fundo e fiquei apático olhando para o maldito cursor que piscava na maldita planilha de excel na qual acompanho meus investimentos.

Convenci-me, quase que por auto-hipnose, que a flutuação negativa do portfolio é temporária. Acaso a Plantação não esta formada por ativos que oscilam? É natural que em momentos de tensão e carregados de incertezas, como os atuais, muitos vendam suas ações a preços que não façam o menor sentido.

Mas #%$#io (caramba), será que Buffett tem sangre de barata correndo pelas veias? Porque eu não tenho...

Decidi fazer um check-up geral da Plantação.
Começando por Ideiasnet (
IDNT3), grande culpada pela desvalorização logo no inicio deste ano.

Que aconteceu com a empresa que seu valor quase que foi dividido por 2?

Procurei por qualquer &#_%a (insignificante) noticia que justificara tamanha débâcle. Desconsiderei todas as de Yahoo porque as respostas são do século passado. (Ballmer, você tem certeza que quer comprar esse site?).

Ideiasnet tinha-se proposto fazer um novo lançamento de ações no mercado com o objetivo de levantar capital (r$400 milhões aproximadamente) e utilizar este dinheiro para pagar dividas e fazer novos investimentos.
Sabiamente, a empresa anunciou recentemente que cancelava a distribuição por considerar prejudiciais às atuais condições do mercado.

Imagino que o pagamento da divida e os novos investimentos não foram também cancelados. Talvez seja interessante reforçar/ratificar (através de algum comunicado) qual o rumo da empresa para este ano 2008...
No próximo mês de Março (28/3 para ser exato) Ideiasnet irá apresentar os resultados relacionados com o quarto trimestre. Esperemos que o suspense não se alongue até lá...

Especulando sobre as causas da desvalorização do preço das ações de Ideiasnet, acredito que esteja relacionado com a venda por parte de investidores estrangeiros que, motivados pelos Road Shows da empresa, tinham investido fortemente durante 2007. E agora, com a mudança de cenário global e, a corrida para resgatar os investimentos nos países emergentes (como Brasil). Os mesmos investidores que fizeram aumentar o preço durante 2007, agora o fazem baixar durante 2008.

Demais esta lembrar que nesta venda massiva de ações na qual muitos investidores Vendem suas posições, sempre existe alguém na outra margem que esta: Comprando.

Particularmente, continuo do lado da margem dos que Compram. Para mim, os atuais níveis, tanto do valor de Ideiasnet, como do resto das ações da Plantação, são bastante interessantes para realizar novas aquisições.

Logicamente, como a débâcle continua, eu não tenho a maior pressa. Mas o preço de Ideiasnet beirando os r$5 (como em junho do 2007) é consideravelmente interessante.

Vamos ter que nos armar de paciência para esperar que a *^%@# (iniciativa) de pacote lançado pelo governo Americano e a baixa nos juros de aquele país, promovida por Bernanke, surtam seu efeito. Esperar... Até Novembro não seria demasiado.

Boa Semana, Bons Negócios. (Prudência)


13 comentários:

Anônimo disse...

Olá, prezado S. Buster.

No início do ano, postei que as coisas estavam estranhas e que, portanto, eu estaria fora do mercado pelo menos em janeiro. Rs.

Não fiz isso. Se o tivesse feito, teria realizado o considerável lucro de 2007, mas, como não o fiz, registrei amarga baixa de quase 9% no meu portifólio.

Não o fiz porque se vendesse tudo estaria infringindo muitas de minhas regras de investimento. Na verdade, eu estaria fazendo justamento o contrário do planejado: vendendo na baixa. Então, seguindo a estratégia, entrei comprando no olho do furacão. A sensação é horrível, mas tomei coragem e fiz. Como você diz, Warren Buffet deve mesmo ter sangue de barata. De qualquer modo, não esgotei minhas reservas e ainda mantenho 20% do meu portifólio em renda fixa.

Não pretendo comprar mais nada agora, até por que tenho que reforçar o meu caixa. A não ser que o Ibovepsa vá pra baixo dos 55.000 pontos. Nesse caso, vou voltar a fechar os olhos e mandar bala. Se eu não tiver um infarto antes, claro. :D

Desculpe o longo comentário (era pra ser um comentário, não um mini-post, rs). Seu blog é ótimo, parabéns, fonte de boas reflexões sobre o mercado.

Abraços,

Ismael

Stock Buster disse...

Caro Ismael,
Muito obrigado pelo seu comentário. Fique a vontade para escrever o quanto voce quiser. O blog esta para isso!

Estou de olho, como voce, para efetuar novas compras. A ultima que fiz foi em dezembro.

É bom tentar aprender o máximo possível com esta crise financeira. No mínimo, porque estamos pagando por isso.

Volte sempre... desabafe quanto voce quiser...
mantemos contato...
abraços,
Stock Buster.

nt: Lembre que sair 100% da bolsa pode significar pagar 15% de IR.

Maciel disse...

IDNT3 está na alça de mira da sniper, só esperando ela mostrar a testa!
My friend Stock Buster, qual é o P/L atual da nossa amiga?

Anônimo disse...

uau! -21%!

Sobre ir as compras na baixa: minha opinião (conservador/longo prazo) é a de esperar até meu prejuizo zerar, antes de realizar novas compras, porque veja bem, não faz sentido retirar meu dinheiro de outras aplicações para alocá-los em uma que não vai bem das pernas.

Apesar de acreditar na recuperação da bolsa no segundo semestre. Não sou fã da idéia do preço médio. Apesar de já ter seguido esta estratégia...

Apenas opiniões,
Abraço JG

Stock Buster disse...

Jg, Pois foi. (-21%)...

Nao se trata de procurar fazer preço medio. Se trata de aproveitar o atual nível de desconto oferecido... Mas, nao tenho pressa... O mercado continua caindo e caindo...

De todas formas, concordo com voce. A melhor coisa fazer é aquela na qual acreditamos fortemente, e, conseguimos explicar com um lápis e um papel.

Gostei de suas opiniões...
muito obrigado por participar...

mantemos contato,
volte sempre...
Stock Buster.

Stock Buster disse...

Regis,
Vou calcular e respondo em breve...

Carol Yi disse...

Prudência é meu sobrenome, desde o final do ano passado.

Em tempos de bolsa vermelha, não há outro lema a ser seguido do que não esse.

Espero que a maré baixa logo transforme-se em tsunami.. pra positivo, é claro.

Muito bom seu blog.

http://arrozcolorido.blogspot.com/

Stock Buster disse...

Xìe Xìe Carol Yi.

Prudência e muita sabedoria...!

Obrigado pela visita...
volte sempre...

Mantemos contato,
Stock Buster.

Maciel disse...

Zerar prejuízo não existe! Só se zera prejuízo com um bom negócio! Se acredita que está barato (se estiver errado vai doer bastante rsrs!), encha a mão!

O senhor mercado é assim! As vezes deprimido, as vezes excitado!

Deixe os gringos devolverem nossas pepitas!

Outra coisa Stock Buster: É possível saber a participação atual de estrangeiros na nossa amiga?

Stock Buster disse...

Regis,
A ultima vez que li sobre este assunto estava algo em torno de 20%...

Da uma olhada no documento que anexei na seção de "Que acontece?" que fala sobre Ideiasnet.

Stock Buster disse...

Outra coisa Regis,
A relaçao P/L é ZERO.
(o indicador nao trabalha com numero negativos... ne?_...

Chr Investor disse...

Fala amigo Stock !

Se serve de consolo, posso te dizer que a carteira da Plantação não foi a única. A minha carteira CHR amargou 13% de perdas.
É duro, sem dúvida. Mas me dá a sensação de que agora temos um mercado acionário de verdade. Ou seja, com perdas e ganhos !
Com o tempo será possível separar o jôio do trigo. E nesse momento as oportunidades aparecerão.

Grande Abraço

Stock Buster disse...

Correção:
A participação de investidores estrangeiros na Ideiasnet é de 6% (segundo informa a empresa).

s.b.