domingo, maio 06, 2007

Penso, logo existo... Eu acho.

Os bancos, permanentemente, criam e recriam novos procedimentos burocráticos para complicar a vida de seus clientes (nos). Isto é assim, ao menos, desde que eu tenho uso de razão e vou ao banco... Que penso, logo existo... Eu acho.

Nunca na minha vida de investidor tive um gerente de algum banco que me dera dicas interessantes, ou aplicáveis e que melhorassem de alguma forma meus retornos.

Os gerentes dos bancos só sabem vender produtos pré-formatados pelos próprios bancos que pagam seus salários com as taxas que nos (clientes) pagamos para o banco.

Por exemplo: Você sabia que o dinheiro que você transferir de sua conta corrente diretamente para seu HomeBroker pode ser isento de pagamento de CPMF?

Esse imposto (de 0,38%) você tem o direito de não pagar caso o destino final do dinheiro seja a compra de ações no mercado (a isenção não é valida para comprar fundos de ações ou qualquer outro tipo de investimento).

O banco (ou seu gerente) dificilmente ira orientar você disto. O que seguramente vai acontecer (e acontece) é que você será instruído para depositar o dinheiro na sua conta de investimento e, depois, transferir o dinheiro para sua conta no HomeBroker. Claro que nesta altura a CPMF já terá sido aplicada e descontada. (obrigado).

Para você exercer este beneficio você deve:

  1. Dirigir-se à agencia bancaria onde você tem sua conta corrente e solicitar preencher o formulário (a mão) no qual você se compromete a investir esse dinheiro na Bolsa. Depois de completado, o DOC ou TED acontece sem o desconto da CPMF;
  2. Isto significa que, se o investidor utiliza a internet banking pode realizar esta transferência sem ir até a filial do banco? Não. Não pode.
  3. Ah!... Então posso utilizar o serviço de DOC ou TED pelo telefone, disponível hoje na maioria dos bancos, e realizar esta transferência sem pagar o imposto? Não. Não pode.
  4. Mas, fazemos isto uma única vez? Não. Para cada transferência você deve ir na agencia e preencher o bendito formulário.

Você vai ter que ir na sua agencia. No meu caso, aguardar que meu gerente estiver presente, porque antes conseguia fazer o tramite diretamente no caixa mas agora é só com a autorização do gerente.

Porque mudou? Desta forma agora o gerente do banco sabe que você esta tirando recursos do seu banco para investi-los em outro...

Da ultima vez minha gerente me diz:

_Bom. Esta feito... Agora chega de investir dinheiro na bolsa, ne?

Sem comentários minha cara gerente.

Penso, logo invisto... Eu acho.
(agora você sabe, caso ainda não soubesse, como poupar 0,38% de todo o dinheiro transferido para investir na bolsa).


5 comentários:

Anônimo disse...

Ola !

Obrigado pela informacao ...informacoes !!!

Sem duvida e uma boa economia !!!

Abracos

Andre

Chr Investor disse...

Amigo Stock, nesse caso posso dizer que o que aconteceu comigo é uma excessão. Além da minha gerente ser extremamente prestativa, presto pra ela uma consultoria financeira e bolsistica. A ponto de fazer ela transferir seus recursos da corretora do banco para outra corretora, com custo e serviços melhores.

Abs
CHRistian

Stock Buster disse...

Caro CHR!
Talvez tenha que mudar para seu banco. Minha gerente também é prestativa, mas quando se trata de conselhos sobre investimentos... :-(

Pelo que entendi a sua é igual.

Abs,
Stock Buster...

Anônimo disse...

Gostaria de informar que meu Banco não possui tais burocracias. Possuo uma conta universitária e através do internet banking faço transferências diretamente para minha conta corrente da minha corretora sem qualquer pagamento de CPMF. Basta escolher a opção de DOC ou TED "transferência de mesma titularidade sem pagamento de CPMF".
Acredito que o problema se resolve quando vc transfere o dinheiro para a sua conta corrente da corretora e não para a conta investimento.
E olha que esse meu banco não é lá essas coisas.

importante disse...

pelo disk real (banco real) também faço esta tranferencia sem cobrança de cpmf,unica desvantagem é ter um limite diario que era de 7000,00 mil reais.

Não estou fazendo propaganda de banco.