sábado, dezembro 02, 2006

O Continuum...

O Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias agradece, em nome desta desconhecida comunidade de investidores Amazônicos, a Robert B. Miller e Stephen E. Heiman por sua valiosa contribuição. (Obrigado Mr. Miller tomara você venda ainda mais livros: “The New Strategic Selling”).

Definamos Continuum, entre outras coisas, como algo que nunca acaba.

Uma definição um pouco mais metafísica pode ser, um caprichoso e eterno infinito. Existe, é claro, a definição matemática realizada por Georg Cantor, mas é um pouco chata para ser discutida neste momento neste blog.

A definição que este guia adota por ordem do editor, é a proposta por Miller & Heiman, embora eles tenham criado esta definição para as pessoas que trabalham na área de vendas. Podem acreditar, e ler nas linhas seguintes, que tem tudo a ver com investimentos e com investidores.

Miller & Heiman criaram o Euphoria-Panic Continuum (o Continuum da Euforia e do Pânico).
No gráfico abaixo o investidor pode reparar que estão listados todos os adjetivos que em algum momento (dentro do Continuum) ele próprio pode experimentar (sentir). É importante destacar que é o próprio investidor (e só ele) que pode responder a pergunta de, em que estagio do Continuum ele se encontra. Este não é um teste de múltipla escolha, mas é um guia para ajudar você a determinar em que lugar da linha entre a Euforia e o Pânico você esta.


(para visualizar melhor clicar sobre o gráfico)
O importante deste guia é determinar quão Bem (Que tão perto da Euforia) ou quão Mal (Que tão perto do Pânico) esta seu espírito.

Um detalhe interessante
é que ambos extremos (Euforia e Pânico) são exatamente e igualmente ruins. Geralmente quando uma pessoa encontra-se em estado de Euforia, dificilmente tome algum tipo de ação preventiva ou corretiva e corre o risco de que os resultados de suas análises sejam irrealistas.
Da mesma forma, quando uma pessoa encontra-se em estado de Pânico suas conclusões podem ser tão perigosas quanto suas ações.
No Continuum, passar do estado de Euforia ao estado de Pânico é algo tão simples como receber uma simples ligação telefônica (atualmente pode ser email ou SMS).

A melhor maneira de representar o Continuum não é com uma linha reta, mas sim com um circulo.


Refletir em qual estado dentro do “Continuum” o investidor esta, é sem duvida, um exercício valiosíssimo!

Nota(1): ...Este guia pode ser reutilizado em outros âmbitos e aspetos da vida.
Nota(2): Nesta semana aumentei o peso das ações da GOL com uma nova aquisição a r$ 60,70.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sr. Buster

Gostei do post.Ficou azul!
Parabéns.

Anônimo disse...

Isso aí Buster,

Como viemos de ensinamentos similares (eu sou seu Pedawan http://www.lucasfilm.com/films/starwars/episode1.html) fico feliz em ver que depois de um tempo deconectado, a linha de pensamento permanece similar... Antes de ler os dois últimos Blogs, estava ja cálculando uma compra para a Gol. Teve resultados altamente satisfatórios em Set-06, mas o avião caiu e ..... PANICO....
ações despencaram. Hora de comprar caro amigo. hoje faço uma oferta a 62,00.
Abraço. Parabéns pelo BLOG. Cada dia mais profissional.
Keep Mining

Unknown disse...

Oi Buster, tudo bem?
Estive pensando em começar a investir e imagino que você pode me dar um ajuda.
Eu li algo sobre debêntures que, claro, devem ser nada atraentes para investidores como você que, ao que me parece, adota uma postura bastante agressiva nas aplicações.
Mas gostaria de saber sua opinião a respeito dessa aplicação como alternativa a médio/longo prazo.
Abs

Stock Buster disse...

Caro Jorge,
Gostaria de responder sua duvida... mas nao tenho seu endereço de email.

Por favor, envia um email para mim com sua direção.

grato,
Stock Buster.

Anônimo disse...

Oi Buster, tudo bem?
Vi o comentário do Jorge sa respeito de debêntures e também gostaria de saber sua opinião sobre o assunto.
Você poderia me ajudar?
Abraço

Stock Buster disse...

Jorge e Alexandre.
Estarei abordando o assunto no proximo post.

Obrigado,
Stock Buster.