quarta-feira, dezembro 13, 2006

Debêntures.

As gélidas Debêntures....

Do inglês: debenture.
O dicionário diz: s. f., Brasil,
título de dívida amortizável, do Estado ou de companhias mercantis.

As debêntures são títulos emitidos por empresas ou pelo governo. A diferença das ações, quando um investidor adquire debêntures de uma determinada companhia, ele não se torna sócio, mas sim credor. O dinheiro investido será remunerado pela empresa há um taxa de juros previamente fixada ou combinada, dependendo do tipo de titulo. Desta forma o investidor empresta seu dinheiro para a empresa e a empresa remunera esse empréstimo.

O risco embutido neste tipo de investimento e o temido “default”, ou em português claro o temido “calote”.

As debêntures (títulos) são classificadas como renda fixa. Embora, como todo titulo, você poda negociar ele num valor superior ou inferior ao seu valor de base.

Uma empresa emite Debêntures normalmente quando: quer captar recursos (conseguir dinheiro) para investir e/ou pagar dívidas. Desta forma emitem títulos denominados debêntures. Os investidores que compram as debêntures; em troca, recebem uma taxa de juros fixa ou variável sobre o valor emprestado. Normalmente os prazos são superiores há um ano.

Na Bovespa as Debêntures começaram a ser negociados em 1988 regulamentadas pelo SND (Sistema Nacional de Debêntures).

Segundo os especialistas, a principal dificuldade para o mercado de debêntures deslanchar, se tornando mais líquido, é a infinidade de características diferentes que cada debênture pode ter. “Hoje, são poucas emissoras e o título é um contrato. Esse contrato pode ser escrito de diversas formas, podendo até ser conversível em ações”.
Que sejam conversíveis em ações significa que, as debêntures por opção de seu portador, podem ser convertidas em ações, em épocas e condições pré-determinadas. Isto pode ser muito vantajoso para seu portador e muitas vezes a decisão de adquirir ou não debêntures é se elas são ou não conversíveis.

Por exemplo: você pode adquirir uma Debênture que outorgue o direito de trocar o valor dos títulos por seu equivalente em ações, e o valor das ações para a troca é fixado no momento de adquirir os títulos. Desta forma se tempo depois as ações sobem, você vai ter o direito de comprar as ações por seu antigo valor (fixado no debênture). Bom Negocio!

Em termos de garantia para o investidor, a debênture também é mais segura do que a ação, pois, na qualidade de credor, em caso de falência da empresa, o debenturista recebe antes dos acionistas.

Vantagens das debêntures

  1. Apesar de o mercado secundário não ser tão desenvolvido, o papel pode passar a ser procurado pelo mercado se pagar juros pós-fixados e os juros reais caírem.
  2. Na debenture, o ganho do investidor é certo.
  3. A debênture pode ser conversíveis e o debenturista passar a ser acionista se quiser exercer seu direito.
  4. O único risco de não receber o que investiu é a empresa quebrar. No entanto, há maneiras de se precaver como, antes de comprar a debenture, exigir garantias do emissor. Em geral, nenhuma emissão é feita sem que essas garantias sejam previamente acertadas. Além disso, existe o agente fiduciário, que tem como obrigação emitir relatórios periódicos sobre a empresa.
  5. Mesmo que a empresa quebre, o debenturista recebe antes do acionista, pois é credor. É apenas importante lembrar que a garantia de recebimento não é total para nenhum dos dois, já que, de acordo com a legislação vigente, governo (no caso de impostos atrasados) e bancos tendem a receber antes.


No site da Bovespa voce pode aprender mais sobre as Debêntures e as diferentes ofertas que existem hoje no mercado. (Veja Aqui: BovespaFIX ). Mais sobre Debentures, também aqui.

É isso ai... Bons Negócios!

8 comentários:

Fabio M disse...

Otimo post, StockBuster!!
Estava mesmo querendo mais informacoes sobre isso, desde que leitores do meu blog colocaram o assunto...

Vou posta-lo lá tambem... tenho certeza que será de interesse de outros leitores!

Grande abraço!
Leitão
http://leitaoemacao.blogspot.com

Unknown disse...

Muito bem explicado!
Tinha dúvidas, agora não mais!

Fagner
http://seguindoaspromessas.blogspot.com

Anônimo disse...

Hello,

I have a message for the webmaster/admin here at stock-buster.blogspot.com.

Can I use part of the information from your blog post right above if I provide a backlink back to your site?

Thanks,
James

Anônimo disse...

Hi,

Thanks for sharing the link - but unfortunately it seems to be down? Does anybody here at stock-buster.blogspot.com have a mirror or another source?


Cheers,
Daniel

Anônimo disse...

Hello there,

I have a inquiry for the webmaster/admin here at stock-buster.blogspot.com.

Can I use some of the information from this blog post right above if I give a link back to your website?

Thanks,
Oliver

Stock Buster disse...

Yes, you can Oliver. But you need to reference stock-buster.blogspot.com

Thks,

Anônimo disse...

Perfeito! Parabéns!

Camila disse...

Finalmente entendi o que são debentures!! Passei por diversos sites e a definição encontrada nesse blog foi a mais esclarecedora!