domingo, dezembro 24, 2006

Turn Off.

Esta historia aconteceu no país de Lulalopolislandia.
Você conhece a fabula do lenhador?


Conta a historia que certa vez um jovem lenhador desafiou um velho lenhador para ver quem era o melhor. Para achar ao melhor foi estipulado que ambos deveriam cortar a máxima quantidade de troncos possíveis.


Feito o desafio, no dia seguinte, bem cedo começou o jogo.

Ao cabo de algumas horas o jovem lenhador havia cortado 4 troncos, enquanto o velho lenhador havia cortado 3. Então, o velho lenhador fez uma pausa e caminhou lentamente até o refugio para descansar.

O jovem lenhador pensou que agora era o momento de acabar com o desafio e esforço-se em cortar ainda mais troncos.

Tempo depois o velho lenhador voltou e continuo com sua jornada.

Pouco depois do meio dia, o velho lenhador fez outra pausa e caminhou tranqüilamente até o refugio para descansar.


O jovem lenhador, mesmo que algo cansado, continuou cortando e cortando. Ele era jovem e não precisava descansar. Podia ficar uma jornada completa cortando.

O velho lenhador regressou tempo depois e prosseguiu com seu trabalho.


Chegando ao final do dia ambos estavam visivelmente cansados.

O jovem pensou que seria declarado vencedor. Ele não parou 1 minuto e seguramente a quantidade de troncos cortados seria bem superior a quantidade de troncos cortados pelo velho lenhador.

O juiz tomou seu tempo para contar e ao final anunciou o ganhador: O velho lenhador.

Não é possível! Exclamou o Jovem. Eu não parei um minuto, como foi que você ganhou mesmo parando duas vezes e demarando um tempo para voltar? Como foi que você fez?

Jovem, diz o velho, cada vez que parei para descansar e recuperar minhas energias aproveitei para afiar meu machado.


Meus amigos, estarei afiando meu machado.

Voltou na primeira semana de Janeiro.

PAZ, FELIZIDADE e um PROSPERO ANO PARA VôCES.


Nota: O portfolio esta com um acumulado parcial do mês de Dezembro de +8,41%.

Na mira esta mais uma aquisição de ações da GOL que por causa da crise nos aeroportos voltou aos níveis de 60r$. Excelente oportunidade para aproveitar.


BOM FINAL DO ANO,

Stock Buster.

domingo, dezembro 17, 2006

Alice no país das Maravilhas.

...
_ O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair de aqui? –pergunta Alice-.

_ Isso depende muito de aonde você que ir. –Responde o Gato, sentado sobre o galho de uma árvore, com seu enigmático sorriso de orelha a orelha-.

_ Não me importa muito para onde... –diz Alice-.

E o Gato sentencia:

_ Então, não importa o caminho que você escolher.

Alice, ainda comenta:

_ Contanto que dê em algum lugar, parece bom.

_ Você pode ter certeza que vai chegar em algum lugar se caminhar bastante. –Garante o Gato-.


(Fragmento de Alice no país das Maravilhas, de Charles Lutwidge Dodgson baixo o pseudônimo de Lewis Carrol, publicado em 1865).


Aonde você quer chegar?

Se você já sabe, então minha segunda pergunta é se você tem algum plano?

Se você não sabe, lembre-se que com certeza você vai chegar algum lugar. Palavras do Gato.


Carlos Alberto Júlio, que é uma única pessoa e não três, publicou um livro bastante interessante chamado “A Arte da Estratégia” cuja leitura recomendo.


No seu livro, Júlio, estabelece 10 regras de ouro da estratégia. Fiz uma pequena adaptação para nosso ambiente de investimentos:


  1. Tenha um norte para suas iniciativa de investimentos.
  2. Descubra onde sua empresa esta hoje.
  3. Estabeleça objetivos desafiadores, mas alcançáveis.
  4. Desenhe um caminho diferente de todos os demais.
  5. Amarre a estratégia com ações práticas. Execute.
  6. Controle é fundamental. O tempo todo.
  7. Lembre-se: A estratégia é o caminho para você alcançar, o mais rápido para possível, seu objetivo.
  8. Eficácia operacional não é estratégia. Mas é igualmente necessária.
  9. Todos podem utilizar ferramentas acessórias. Inclusive, as mesmas que você.
  10. Torne-se uma pessoa certa no lugar certo – e faça o mesmo com os membros da sua equipe.

Você não precisa ser um grande mestre em estratégia de investimentos nem um mega investidor. Você só precisa começar definir uma estratégia e começar investir.
Corrigir sua estratégia quando necessário, faz parte do processo...

Think about it! ... Mas pense!
Nota: Bovespa a 43.921, e o Rally foi longe.

quarta-feira, dezembro 13, 2006

Debêntures.

As gélidas Debêntures....

Do inglês: debenture.
O dicionário diz: s. f., Brasil,
título de dívida amortizável, do Estado ou de companhias mercantis.

As debêntures são títulos emitidos por empresas ou pelo governo. A diferença das ações, quando um investidor adquire debêntures de uma determinada companhia, ele não se torna sócio, mas sim credor. O dinheiro investido será remunerado pela empresa há um taxa de juros previamente fixada ou combinada, dependendo do tipo de titulo. Desta forma o investidor empresta seu dinheiro para a empresa e a empresa remunera esse empréstimo.

O risco embutido neste tipo de investimento e o temido “default”, ou em português claro o temido “calote”.

As debêntures (títulos) são classificadas como renda fixa. Embora, como todo titulo, você poda negociar ele num valor superior ou inferior ao seu valor de base.

Uma empresa emite Debêntures normalmente quando: quer captar recursos (conseguir dinheiro) para investir e/ou pagar dívidas. Desta forma emitem títulos denominados debêntures. Os investidores que compram as debêntures; em troca, recebem uma taxa de juros fixa ou variável sobre o valor emprestado. Normalmente os prazos são superiores há um ano.

Na Bovespa as Debêntures começaram a ser negociados em 1988 regulamentadas pelo SND (Sistema Nacional de Debêntures).

Segundo os especialistas, a principal dificuldade para o mercado de debêntures deslanchar, se tornando mais líquido, é a infinidade de características diferentes que cada debênture pode ter. “Hoje, são poucas emissoras e o título é um contrato. Esse contrato pode ser escrito de diversas formas, podendo até ser conversível em ações”.
Que sejam conversíveis em ações significa que, as debêntures por opção de seu portador, podem ser convertidas em ações, em épocas e condições pré-determinadas. Isto pode ser muito vantajoso para seu portador e muitas vezes a decisão de adquirir ou não debêntures é se elas são ou não conversíveis.

Por exemplo: você pode adquirir uma Debênture que outorgue o direito de trocar o valor dos títulos por seu equivalente em ações, e o valor das ações para a troca é fixado no momento de adquirir os títulos. Desta forma se tempo depois as ações sobem, você vai ter o direito de comprar as ações por seu antigo valor (fixado no debênture). Bom Negocio!

Em termos de garantia para o investidor, a debênture também é mais segura do que a ação, pois, na qualidade de credor, em caso de falência da empresa, o debenturista recebe antes dos acionistas.

Vantagens das debêntures

  1. Apesar de o mercado secundário não ser tão desenvolvido, o papel pode passar a ser procurado pelo mercado se pagar juros pós-fixados e os juros reais caírem.
  2. Na debenture, o ganho do investidor é certo.
  3. A debênture pode ser conversíveis e o debenturista passar a ser acionista se quiser exercer seu direito.
  4. O único risco de não receber o que investiu é a empresa quebrar. No entanto, há maneiras de se precaver como, antes de comprar a debenture, exigir garantias do emissor. Em geral, nenhuma emissão é feita sem que essas garantias sejam previamente acertadas. Além disso, existe o agente fiduciário, que tem como obrigação emitir relatórios periódicos sobre a empresa.
  5. Mesmo que a empresa quebre, o debenturista recebe antes do acionista, pois é credor. É apenas importante lembrar que a garantia de recebimento não é total para nenhum dos dois, já que, de acordo com a legislação vigente, governo (no caso de impostos atrasados) e bancos tendem a receber antes.


No site da Bovespa voce pode aprender mais sobre as Debêntures e as diferentes ofertas que existem hoje no mercado. (Veja Aqui: BovespaFIX ). Mais sobre Debentures, também aqui.

É isso ai... Bons Negócios!

domingo, dezembro 10, 2006

Coming Soon, 2007.

... Proximamente no seu calendário e na sua vida.

O COPOM publicou sua ultima ata e ninguém entendeu nada, de novo. (ver ata publicada aqui).
Bom, não é bem assim. Um grupo entendeu uma coisa, outro grupo entendeu outra coisa, aquele outro grupo entendeu uma outra coisa, e etc, etc, etc...


Mas nada que tire meu otimismo para o próximo ano de 2007.

Nada... por enquanto. Por que sempre temos que estar alerta ante qualquer mudança drástica de rumo.


Sete impactos positivos do próximo ano:
  1. A baixa da taxa SELIC durante este ano de 2006 vai refletir de cheio durante o 2007. E grandes partes dos recursos aplicados em renda fixa vão migrar para outras aplicações. Existe quem invista na poupança, porque o beneficio fiscal (poupança não paga IR nem taxa de administração) e mais vantajoso que o que paga a renda fixa. Isto até que os juros da poupança também caiam.
  2. Parte desse capital, possivelmente, seja direcionado para a Bolsa. Impulsionando o índice Bovespa para um novo Record.
  3. O ano também deve ser marcado pelo fim dos embargos ao Brasil para a venda de carnes e aves ao resto do mundo. Isto deve impulsionar a Perdigão.
  4. O atual nível da taxa SELIC (13,25) vai continuar incentivando o consumo durante o próximo ano. Se durante 2007 o COPOM continua aplicando cortes de 0,5%, no final do 2007 podemos ter uma SELIC de 9,25%. Isso ira manter o consumo aquecido por aqui no Brasil.
  5. Você esta preparado ou preparada para ver o Índice Bovespa chegar a 62.350? (suba de 45%)
  6. O apagão nos aeroportos tem que ser resolvido. Isso vai refletir nas ações da GOL e da TAM que estão sendo negociadas a valores baixos.
  7. Lembrando que no próximo ano teremos os Jogos Pan-americanos no RIO 2007. Impulsionando ainda mais o transporte aéreo.
Gostaria de aproveitar hoje para agradecer você, leitora e leitor, por visitar este Blog. Realmente espero que seja útil, motivador e divertido. E que a cada visita você consiga desfrutar da leitura, aprender coisas novas... E encurtar seu caminho a riqueza.

Não sei quantas pessoas seguem as dicas que coloco postagem trás postagem. Caso você comparta minhas opiniões e movimentações, fico extremamente feliz em saber que você este ano ganhou dinheiro investindo.!$!

Se você ainda não se animou a investir no mercado de ações, espero que em algum momento motive você o suficiente como para perceber que o risco é mitigado com curiosidade e estudo...


Não posso deixar passar por alto um especial agradecimento ao Leitão. Eu não conheço pessoalmente ao Leitão, mas ele e os que eu considero os amigos do Leitão visitaram este espaço compartilhando suas idéias e me impulsionaram a continuar escrevendo. O intercambio é enriquecedor.


Os blog’s de Leitão e seus amigos: (Obrigado a todos!)

Leitão em Ação
Rodrigo Fernandes
Alberto Mengozzi
CHR Investor
Bússola das Finanças
Anotações do Mercado

Também agradeço a todos aqueles que deixam comentários e enviam emails...
Desejo para vocês um FELIZ NATAL e um ainda MAIS FELI$ 2007!!!

... Para aprender, divertir-nos e nos enriquecer... Investindo.
Grande abraço: Stock Buster.

(Nota para aqueles que me enviaram email...: irei falar dos debêntures no próximo post)

sábado, dezembro 02, 2006

O Continuum...

O Guia de Autodefesa do Investidor das Galáxias agradece, em nome desta desconhecida comunidade de investidores Amazônicos, a Robert B. Miller e Stephen E. Heiman por sua valiosa contribuição. (Obrigado Mr. Miller tomara você venda ainda mais livros: “The New Strategic Selling”).

Definamos Continuum, entre outras coisas, como algo que nunca acaba.

Uma definição um pouco mais metafísica pode ser, um caprichoso e eterno infinito. Existe, é claro, a definição matemática realizada por Georg Cantor, mas é um pouco chata para ser discutida neste momento neste blog.

A definição que este guia adota por ordem do editor, é a proposta por Miller & Heiman, embora eles tenham criado esta definição para as pessoas que trabalham na área de vendas. Podem acreditar, e ler nas linhas seguintes, que tem tudo a ver com investimentos e com investidores.

Miller & Heiman criaram o Euphoria-Panic Continuum (o Continuum da Euforia e do Pânico).
No gráfico abaixo o investidor pode reparar que estão listados todos os adjetivos que em algum momento (dentro do Continuum) ele próprio pode experimentar (sentir). É importante destacar que é o próprio investidor (e só ele) que pode responder a pergunta de, em que estagio do Continuum ele se encontra. Este não é um teste de múltipla escolha, mas é um guia para ajudar você a determinar em que lugar da linha entre a Euforia e o Pânico você esta.


(para visualizar melhor clicar sobre o gráfico)
O importante deste guia é determinar quão Bem (Que tão perto da Euforia) ou quão Mal (Que tão perto do Pânico) esta seu espírito.

Um detalhe interessante
é que ambos extremos (Euforia e Pânico) são exatamente e igualmente ruins. Geralmente quando uma pessoa encontra-se em estado de Euforia, dificilmente tome algum tipo de ação preventiva ou corretiva e corre o risco de que os resultados de suas análises sejam irrealistas.
Da mesma forma, quando uma pessoa encontra-se em estado de Pânico suas conclusões podem ser tão perigosas quanto suas ações.
No Continuum, passar do estado de Euforia ao estado de Pânico é algo tão simples como receber uma simples ligação telefônica (atualmente pode ser email ou SMS).

A melhor maneira de representar o Continuum não é com uma linha reta, mas sim com um circulo.


Refletir em qual estado dentro do “Continuum” o investidor esta, é sem duvida, um exercício valiosíssimo!

Nota(1): ...Este guia pode ser reutilizado em outros âmbitos e aspetos da vida.
Nota(2): Nesta semana aumentei o peso das ações da GOL com uma nova aquisição a r$ 60,70.