Isto se deve, em grande parte, a que as medidas implementadas pelos governos dependem pura e exlusivamente da resposta dos indivíduos. E indivíduos não necessariamente respondem da mesma forma a um estimulo.
Definitivamente estamos num ano turbulento.Todo mundo esta torcendo para que a turbulência acabe logo. Apenas três semanas atrás parecia que todo estava dando certo... Mas, na realidade é que ainda não acabou.
Quando vai acabar exatamente? Bom, isso é algo que tem tantas repostas como analistas e economistas existem.
Períodos inflacionários aconteceram algumas vezes nos últimos 10 anos... Inúmeras vezes nos últimos 20 anos... E incontáveis vezes nos últimos 70 anos.
Uma pergunta interessante sería: O que você esta fazendo como investidor para tirar proveito das constantes oscilações?
Como investidores, a inflação é um fato ruim que corroe o retorno de nossos investimentos. Como se proteger da inflação é uma pergunta feita por bilhões de seres humanos neste planeta (sejam ou não, investidores).
Se o nosso Banco Central tivesse alertado no ano passado que a inflação para este ano seria algo em torno de 7%, sem duvidas, embora causasse uma grande reviravolta, hoje nenguem estaria tão espantado com os números atuais.
Mas o fato foi que não alertaram. Ainda pior foi o de fixar as expectativas em 4,5% (que é a meta para este ano)...
Continuando na linha de assumir este fato aberrante (a volta da inflação), autoridades financeiras do mundo concluíram no passado (1949) que: (1) títulos (sejam públicos ou não) são uma forma indesejável de investimento, e (2) conseqüentemente, ações são por sua natureza investimentos mais desejáveis que os títulos.
Como a inflação pode afetar os lucros da empresas?
É outra boa pergunta para se fazer neste momento...
Empresas que consigam repasar para seus clientes o aumento na produção de seus produtos/serviços, devem conseguir manter ou até aumentar seus lucros. Empresas que não consigam esta fazanha, bom... Vão ver seus lucros caírem ruela abaixo.
Na sua opinião, as empresas que estão no seu portfolio, estão em qual grupo?
Uma das formas mais antigas de proteger o dinheiro da inflação, como alternativa às ações, é o ouro. No gráfico abaixo da para perceber como muitos investidores tem utilizado esta alternativa apartir de 2006...
Boa semana, Bons Negócios.