sábado, junho 07, 2008

Prenda-me se for capaz.

Você se lembra desse filme de Spielberg, com Tom Hanks e Leonardo Dicaprio?

A historia central do filme esta focada na extraordinária habilidade de disfarce, ousadia e fuga constante do jovem Frank Abagnale (protagonizado por Dicaprio), e a persistente e incansável perseguização do agente do FBI (protagonizado por Hanks)... O filme vale a pena...

Acompanhe meu raciocino..

Abagnale poderia ser o nome de uma constante. Isto é, sempre existe um personagem como ele em toda sociedade, e por conseqüência em todos os paises. Abagnale trascende além da pessoa física. Sua essência pode caracterizar inúmeras coisas de nosso cotidiano, como por exemplo, a Inflação.

A existência da constante de Abagnale deriva na necessidade de que exista um agente do FBI para combater-lo, prende-lo e acabar, ao menos temporariamente, com seus atos.
Continuando com o paralelo, temos os agentes dos Bancos Centrais perseguindo e tentando controlar, ao menos temporariamente, a constante de Abagnale (a Inflação).

A essência de Abagnale (e a inflação) são imortais. Com isto quero dizer que embora poda estar presa, encurralada ou adormecida, a Inflação sempre será algo que devera ser combatido.

Isto é bom para os agentes do Banco Central, por que no mínimo eles garantem a necessidade de sua existência e de seu trabalho.

Depois do estouro da bolha imobiliária nos Estados Unidos e da ação sincronizada dos Bancos Centrais para evitar uma recessão, como efeito colateral para estar resurgindo no mundo a Inflação. A constante alta dos commodities e por conseqüência dos alimentos (e por enquanto os malvados parece que são exlucivamentes os alimentos), tem levado aos Bancos Centrais a tomar medidas para combate-la.
O problema é que ou se combate a Inflação com suba de juros, ou se combate a recessão com baixa de juros... Eis o dilema.

As bolsas, hipersensibilizadas tiveram ontem um solavanco por causa disto... Diria que qualquer fato é motivo para depressão... ou para realização... ou para euforia...

Ir pescar parece uma boa alternativa. (aclaração: pescar ações também é válido).
Como adiantei na postagem anterior, optei por exercer meu direito de subscrição de ações de Ideiasnet a r$6,70.

Deixo aqui uma interessante entrevista a Warren Buffett (assistir).
Estarei ausente na próxima semana. Regresso o dia 16/6.

Boa Semana, Bons Negócios.
(Fontes: Prenda-me se for capaz, trailler; gráfico: arikah.net, mesmo que de 2006 continua atualoizado).

Nota final: Quem sabe não prendem a inflação de novo...


Nenhum comentário: