domingo, setembro 02, 2007

A Terceira Fundação da Bovespa (54.637)

O celebre escritor Isaac Asimov em sua famosa saga de livros, A Fundação, divulgou através de um de seus personagens uma particular teoria psico/matemática.

O matemático Hari Seldon, personagem central do inicio da saga, consegue desenvolver uma formula pela qual é possível prever o comportamento das massas (humanas). A teoria baseia-se em que é impossível prever o comportamento de um único ser humano, mas é possível prever o comportamento de um grande conjunto de seres humanos se analisado seu comportamento através da historia.
Hari Seldon, prevê através do estúdio matemático da historia, que o atual império galáctico que já tem mais de 40 mil anos, esta preste a acabar. E, caso nada fosse feito transcorreriam 30 mil anos de barbárie antes que seja constituído um novo império.

Desta forma, Hari Seldon, planeja a construção deste novo império galáctico. O processo se reduziria de 30 mil a 1000 anos. Obviamente, Seldon sabe que não irá viver o suficiente para ver sua obra concretizada. Sendo assim, ele prove de ferramentas aos cidadãos do novo futuro império para resolver cada uma das crises que deverão afrontar.

Enquanto isso, o mês de Agosto, foi particularmente volátil. Isto não é nenhuma novidade para ninguém que invista no mercado de ações. E não precisamos ler no blog do Batman, nem no Estadão do Robin, para saber que não faltou emoção no médio do inverno.

Nas últimas duas semanas do mês, o portfolio recuperou praticamente todo o valor que tinha perdido nas primeiras duas semanas. Embora ainda persista uma diferencia de –2,37% se comparado com o fechamento do mês anterior. Mas, o estrago poderia ter sido bem maior...

Após das declarações nesta ultima sexta-feira (31/8) de Ben Bernanke e George W. Bush, claramente sincronizadas, nas quais Bernanke não prometeu nada além de ficar de olho e Bush prometeu tudo para as famílias com problemas hipotecários...

Ficou claro como a “administração das expectativas”, se utilizadas com habilidade, podem ser úteis para acalmar uma crise como a atual.

Digo acalmar porque, por enquanto, nada mais foi feito além da injeção de liquidez que os Bancos Centrais do mundo já colocaram (u$500 bilhões). Que não é pouco!

Acabou a crise?! Duvido.
Ainda devemos ter repercussões, mas ambos discursos foram o estopim para que muitos investidores que estavam fora do mercado decidiram voltar. E, de fato isto pode acelerar a recuperação, no mínimo, até o próximo banco e/ou fundo declarar que esta com problemas por causa das hipotecas de segunda linha.


Entre os principais motivos da depreciação da plantação, esta o fato de que a GOL (GOLL4) continua cotando a valore absurdamente ridículos, sem sinais de levantar vôo.

ALL (ALLL4) esta cotando a valores baixos. Como comentei no post anterior, estarei focando as aquisições durante os próximos meses em ALL, IdeiasNet e, possivelmente Porto Seguro(PSSA3).

Esta estratégia não significa que vou zerar as posições nas outras empresas. Vou manter os investimentos nas empresas que compõem o portfolio, focando as novas aquisições nas empresas que mencionei anteriormente.

A leitura da saga A Fundação, permite ao leitor compreender como são utilizadas a religião, a economia, a ciência e a tecnologia, e a política para manipular e resolver as diferentes crises. Claro, você sabe que não será neste blog que você vai achar o final da historia. Para isto recomendo sua leitura, acredite, você não se vai arrepender.

Boa Semana, Bons Negócios!

Nenhum comentário: