domingo, abril 01, 2007

Vôo rasante (GOL)

(fonte: finance.yahoo.com ou, cindacta 1)

Março foi embora. Igual que os controladores aéreos na ultima sexta-feira.
O ultimo em sair desligou a torre. Não tinha nem óvni trafegando pelo espaço aéreo Brasileiro.

No balanço deste mês, duas empresas terminaram com valores negativos (Porto Seguro e Ideiasnet). Das restantes, só a ComGas superou o rendimento do índice Bovespa. Gol, Light, Perdigão e ALL fecharam com valorização próxima ao índice.

A GOL (e a TAM) pareciam estar numa espécie de briga acrobática para provar quem conseguia espantar os cachorros na pista de Congonhas. A brincadeira consistiu em fazer vôos rasantes pela pista de Congonhas durante a semana. Enquanto isso na torre de controle deu pane no jogo de paciência e o comandante mandou reinicializar o sistema repetidas vezes.

Quando estávamos quase prestes a entrar no final de semana, a GOL anunciou a aquisição da Varig. Constantino mais uma vez ratificou a excelência em gestão e estratégia que possui. As ações da GOL (GOLL4) saíram de r$52 para r$62 em 2 dias. Incrível jogada estrategica de Constantino! Valor do negocio u$320 milhões.

Isto não significa que a crises nos aeroportos brasileiros tenha terminado. Ainda temos o aeroporto de Congonhas com a pista principal interditada por reparações. E, temos a negociação dos controladores aéreos nesta semana. Mas, sem duvida, a greve desta ultima sexta-feira precipitou algum tipo de solução para o problema do trafego. Isto, independentemente dos transtornos causados aos usuários/clientes do transporte aéreo, é um sinal de que as coisas vão começar a resolver-se. (Isso espero).

Não quero deixar ninguém esquecer que os problemas na economia americana ainda continuam (crises no setor imobiliário, controle da inflação e déficit comercial elevado).

Aqui, no Brasil, quem esta fazendo um vôo rasante é o dolar.
Perto do valor psicológico de r$2, estou ansioso para ver ele quebrar esta barreira e publicar um post intitulado: Todo por r$1,99.

Nem o Banco Central, nem o Santos Dumond, tem gás para fazer com que o dólar voe mais alto. Qual será o ponto de inflexão no qual o valor do dolar termine seriamente por derrubar as exportações brasileiras?
E, neste ponto, gostaria deixar com vocês as sabias palavras de meu instrutor de vôo de aeromodelo radio controlado. Ele diz para mim, logo no inicio do curso: Você tem que voar ha 3 erros de altura.


Nenhum comentário: