Neste ponto infinitamente insignificante do vasto universo dos investimentos, nos encontramos hoje: A Bovespa fechou na ultima sexta feira (25/5) a 51.617... E o céu parece não ter limites. E o céu realmente não tem, ao menos limite conhecido; A Terra tem.
Claro que na Bolsa de Valores de São Paulo onde se reúnem investidores das mais dissimiles culturas com o mais focado dos objetivos (ganhar dinheiro), um dia chove, outro faz frio e o resto é só alegria.
É interessante, curioso e preocupante, o artigo publicado hoje no suplemento do Wall Street Journal (Brasil) “Ler: Nas Bolsas Chinesas, a chave está no ‘8’”. Lá a especulação reinante levará irremediavelmente a uma forte queda em Xangai. Pode apostar. Os reflexos no mundo não serão agradáveis... Porem não sei se serão duradouros.
Isto me lembra do método de escolher ações (empresas) testado numa escola chamada St. Agnes School em Arlington, Mussachusetts,U.S. (1990-91).
O método se baseia na teoria que sustenta que você não precisa ser um experto em finanças, ou ter um M.B.A, ou longos anos de experiência no mercado financeiro para se dar bem no mercado de valores.
O professor da aula (Joan Morrisey) ensinou aos alunos a ler os jornais financeiros como o Investor’s Business Daily (no Brasil poderia ser a Gazeta Mercantil ou Valor Econômico).
Na simulação, os alunos poderiam comprar ações de qualquer empresa listada na S&P 500, sempre e quando obedeça a seguinte regra:
- Antes de comprar o aluno deveria explicar para o resto da turma o que exatamente a empresa faz; (Comprar o que você conhece, e entende, é uma estratégia bastante sofisticada que muitos profissionais de investimentos esquecem).
Os quatro ganhadores em 1990 escolheram as seguintes empresas:
- 100 ações da Disney (Qualquer criança consegue explicar qual o negócio da Disney)
- 100 ações da Kellogg (Eles gostam deste produto)
- 300 ações da Topps (É uma empresa americana que produz figurinhas de baseball)
- 200 ações de McDonalds (as pessoas têm que comer...).
- 100 ações de Wal-Mart (crescimento incrívivel)
- 100 ações de Savannah Foods (eles conheceram esta empresa lendo no Investor’s Daily)
- 5000 ações de Jiffy Lube (Uma empresa Franquia de lubrificantes)
- 600 ações de Hasbro (é uma companhia de brinquedos)
- 1000 ações da Tyco Toys (Ditto)
- 100 ações da IBM (viés adulto prematuro)
- 600 ações da National Pizza (alguém não gosta de pizza?)
- 1000 ações do Bank of New England (quão tão baixo ele poderia ir? Naquela época a ação estava muito desvalorizada. Mas eu acho que foi outro viés adulto prematuro).
Neste capitulo, Peter escreve um de seus fantásticos princípios: (principio #3) Nunca invista em qualquer idéia que você não possa ilustrar com um creiom.
Ah... e o Dólar... sim... o Dólar... deixa ver... que Dólar?... Só se for Marciano.
4 comentários:
Caro Carlos - Stock Buster.
Virei absoluto fã seu. Meu interesse na bolsa foi desperto e animado pelo blog. Serei seu seguidor a ponto de apostar as minhas fichas nas suas. Sua seriedade e conhecimento sobressaem a vistos olhos sobre outros sites do gênero. Obrigado. João Carlos - bassanesi@gmail.com.br.
Carlos, acabei de conhecer seu blog. Achei muito interessante, adorei essa matéria das crianças !
Tenho um blog sobre investimentos também ! Se chama InvestClube
Depois dá uma passada la, vou te adicionar aos blogs favoritos la do meu !
Grande Abraço e Sucesso
Antônio Pedro Pedroso
Caro Observador,
Obrigado por sua visita e seu comentario.
Qual o endereço completo de seu blog?
Abs e suscesso para você também,
Stock Buster.
Caro João Carlos,
Muito obrigado pelos seus elogios. Fico satisfeito de saber que o blog é de utilidade para você.
Tenhjo certeza que em breve vc vai começar fazer suas proprias escolhas no mercado... Lembre que eu posso errar com as minhas!
Mais uma vez Obrigado,
Stock Buster.
Postar um comentário